Anúncios

O ciclone extratropical que se forma nos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai nesta sexta-feira vai impulsionar uma forte massa de ar frio da Argentina para o Brasil com temperatura baixa para esta época do ano e vento frio com sensação térmica muito abaixo do que é comum para o mês de novembro.

 

Uma vez que o ar frio é impulsionado por ciclone na costa em latitudes médias, esta é uma incursão de ar frio de trajetória continental, pelo interior do continente, como se dá nas massas de ar polar de inverno. Normalmente, em novembro, as massas de ar frio tendem a apresentar trajetória marítima.

Esta massa de ar frio é de forte intensidade para os padrões da época do ano. No início da semana, provocou intensa nevasca na Patagônia e incomum para o fim de outubro com acumulações de até 70 centímetros de neve, o que causou bloqueios de estradas e o fechamento de passagens rodoviárias entre Argentina e Chile.

Ao chegar no Centro da Argentina, a massa de ar trouxe máximas muito baixas com recordes de temperatura máxima baixa em um grande número de cidades. Na quarta, o aeroporto de Córdoba não passou de 10,7ºC, batendo o recorde de menor máxima de novembro de 12,2ºC em 5/11/1981. Paraná anotou máxima de 13,5ºC, superando o recorde de menor máxima em novembro de 13,6ºC em 9/11/1936.

Ontem, muitas cidades da província de Buenos Aires passaram a tarde com temperatura abaixo dos 10ºC, o que é muitíssimo pouco comum de se observar no mês de novembro. A temperatura máxima da quinta-feira, por exemplo, de 11,8ºC em Junin foi recorde, batendo o registro de menor máxima em novembro de 13,3ºC de 16/11/1963.

Esta massa de ar frio avança pelo Norte e o Nordeste da Argentina, ingressando entre esta sexta-feira e amanhã no Sul e no Centro-Oeste do Brasil, onde vai trazer marcas baixas a muito baixas para esta época do ano nos três estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. Na sequência, a massa de ar frio traz queda de temperatura em parte do Sudeste.

O ar frio trará um fim de semana de temperatura amena a agradável no Sul do Brasil. As noites serão frias e neste sábado haverá o agravante do vento forte a intenso, que vai reduzir muito a sensação térmica. A madrugada do domingo será a mais fria, quando são esperadas mínimas baixas a muito baixas para novembro.

Porto Alegre deve ter mínima de 11ºC a 12ºC no domingo, quando a mínima histórica média de novembro na cidade é de 17,2ºC. Para se ter ideia de como esta é uma mínima baixa para novembro, 11ºC é a temperatura mínima média histórica de junho na capital gaúcha pela série 1991-2020.

Grande parte do Rio Grande do Sul deverá amanhecer com menos de 10ºC no domingo.  amanhecer do domingo, aliás, pode ter marcas ao redor de 0ºC e em alguns pontos mesmo pouco negativas no Planalto Sul Catarinense. Marcas baixas são esperadas ainda no Planalto Norte catarinense e em parte do Sul e do Leste do Paraná, o que pode levar à formação de geada.

A cidade de Curitiba deve ter uma sequência de madrugadas frias a partir deste sábado com marcas ao redor de 9ºC a 11ºC até terça-feira. Na região metropolitana de Curitiba marcas ainda menores devem ser observadas. A cidade de São Paulo também terá uma sequência de noites frias com previsão de mínimas oficiais de 12ºC no domingo, 11ºC na segunda-feira e 12ºC a 13ºC na terça-feira, entretanto alguns bairros da capital paulista terão marcas abaixo dos 10ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.