Anúncios

Forte massa de ar frio para esta época do ano toma conta do Rio Grande do Sul durante este sábado. O ingresso do ar mais seco e frio começou a se dar no Sul e no Oeste gaúcho ainda durante a madrugada, onde a queda da temperatura já foi acentuada. Termômetros indicaram marcas de 8,0ºC em Quaraí, 8,3ºC em Livramento, 8,4ºC em Dom Pedrito, 9,4ºC no Chuí, 9,5ºC em Bagé, 9,7ºC em Jaguarão, e 9,8ºC em Herval e Canguçu. Se no Sul e no Oeste do Estado o tempo está aberto com muito sol, na manhã deste sábado entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul atua uma frente fria de escassa atividade que traz nebulosidade, chuva e vento (imagem de satélite abaixo). Na Argentina, a madrugada de hoje foi a mais fria do ano até agora. Buenos Aires teve mínima de 8,0ºC e fez 5,2ºC em Ezeiza. No Uruguai, a maioria das estações teve mínimas abaixo de 10ºC: 5,1ºC em Mercedes, 6,0ºC em Paysandu, 6,5ºC em Florida, 6,6ºC em Paso de los Toros, 7,0ºC em Tacuarembó, 7,2ºC em Durazno, 7,4ºC em Salto, 7,6ºC em Melo, 7,8ºC em Bella Unión, 8,8ºC em Rivera e 9,2ºC em Artigas.



O deslocamento da frente, contudo, fará com que até o final do dia quase todo o Rio Grande do Sul registre tempo aberto com o domínio do ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica. O sol deve aparecer à tarde em Porto Alegre. Por isso, em muitas cidades do Estado as menores marcas deste sábado vão ocorrer na noite de hoje, que será bem fria e vai exigir agasalho de quem for à rua. Porto Alegre, por exemplo, terá marcas ao redor dos 13ºC na noite de hoje. Em muitas cidades do interior, às 21h, deve fazer menos que 10ºC. Nos Aparados, os termômetros podem marcar hoje à noite entre 5ºC e 7ºC.


Começo do ingresso da frente fria na praia do Cassino, em Rio Grande, no final da tarde de sexta-feira – Matheus Mello

O amanhecer deste domingo será muito frio para março com marcas abaixo de 10ºC na maior parte do Estado. As mínimas podem cair a valores ao redor de 5ºC na Campanha (inferiores em alguns locais) e tão baixos quanto 2ºC a 4ºC nos Aparados da Serra, não se descartando até mínimas de 1ºC em alguns pontos. Com isso, são possíveis as primeiras ocorrências de geada do ano, especialmente na Serra e nos Aparados, apesar de não se descartar em setores isolados do Planalto, Alto Uruguai, Noroeste e da Campanha, onde baixadas devem ter marcas inferiores a 5ºC.  Nos bairros mais periféricos de Porto Alegre (zonas Sul, Leste e Norte) e na área metropolitana as mínimas podem cair a marcas entre 9ºC e 11ºC neste domingo.



Frio no final de março de 2012 trouxe agasalhos pesados para rua em Porto Alegre – Bruno Alencastro/Arquivo CP

Frio em março não chega a ser atípico se observada a climatológica histórica regional. Houve eventos de muito frio em março, por exemplo, em 1964, 1976 e 1990. No final de março de 2012, houve episódio histórico de temperatura baixa no Rio Grande do Sul (leia mais). Fez 1,8ºC em Bom Jesus, a menor marca em março desde o começo dos registros na cidade em 1948. Já em Passo Fundo, a mínima em 28 de março de 2012 de 4,5ºC foi a segunda menor de toda a série histórica de um século para o mês, só atrás dos 4,2ºC de 20 de março de 1921. Uruguaiana teve 6,6ºC, a menor marca em março desde 1936. 

Anúncios