Fabian Ribeiro/A Platéia

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez neste sábado com períodos de céu claro no começo do dia em várias regiões. No decorrer do dia nuvens aparecem. Chove em pontos isolados entre a tarde e a noite na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado. No Centro, Sul e o Leste do Estado, inclusive nas praias, mais um dia de tempo firme com sol e nuvens. A massa de ar quente sobre o território gaúcho se intensificará neste sábado e o começo da manhã ainda com marcas agradáveis dará lugar a uma tarde de calor com máximas ao redor dos 35ºC em algumas regiões.

No domingo, a massa de ar quente no Estado ganha ainda mais força. A madrugada não repete a temperatura amena dos dias anteriores e em muitas cidades terá mínimas ao redor ou acima dos 20ºC. A tarde é de muito calor com máximas ao redor ou acima de 35ºC em diversas regiões gaúchas. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul durante o dia, acompanhado de nuvens, e entre a tarde e a noite as Metades Norte e Oeste podem ter chuva de verão que, isoladamente, pode ser forte com risco de temporais localizados.

A segunda-feira tem aumento de nuvens no Rio Grande do Sul. O sol aparece, sobretudo no Sul e no Leste do Estado, mas áreas de instabilidade trazem chuva ainda cedo para o Oeste gaúcho. No decorrer do dia, a chuva avança e alcança a maioria das regiões. Alto risco de chuva localmente forte e de temporais localizados. Nos locais que tiverem sol, especialmente mais para o Leste do Estado, a temperatura se eleva mais e faz calor. A tendência é de sensação de abafamento.

Na terça-feira, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul no decorrer do dia. O Estado estará sob a influência de um centro de baixa pressão que traz instabilidade. Choverá na maioria das regiões ao longo da terça-feira com pancadas localmente fortes que podem trazer elevados volumes em curto período. Temporais isolados não podem ser afastados. Apesar da instabilidade, intervalos de melhoria com aberturas são prováveis em algumas áreas do Rio Grande do Sul. A temperatura pouco varia e não se eleva muito por conta da instabilidade, entretanto a sensação será de abafamento.

O tempo melhora no Rio Grande do Sul na quarta-feira e o sol volta a predominar, com nuvens, uma vez que o centro de baixa pressão desta vez sobre o oceano impulsiona ar mais seco para o território gaúcho. Instabilidade, se ocorrer, será localizada e passageira, mas no Leste e no Norte gaúcho. Esse ar mais seco deve garantir o predomínio do tempo firme na segunda metade da próxima semana com gradativa elevação da temperatura. As noites serão agradáveis e as tardes de calor no Rio Grande do Sul.