Anúncios

Duas últimas tardes do inverno deste ano serão marcadas por calor muito intenso a extremo em diversos estados do Brasil com máximas elevadíssimas no Centro-Oeste | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

As últimas horas do inverno de pouco frio de 2023 terão temperaturas que sequer no auge do verão são registradas em parte do Brasil. O inverno chega ao fim e a primavera tem início pelo critério astronômico às 3h50 do sábado, dia 23. A quinta e a sexta-feira, os dois últimos dias do inverno astronômico, terão calor muito intenso a extremo no Centro do Brasil.

A MetSul Meteorologia projeta máximas na quinta e na sexta-feira acima de 40ºC em grande parte do Centro-Oeste do Brasil. O calor será extremo ainda no interior de São Paulo, onde as máximas ficarão perto de 40ºC em algumas cidades.

O que vai ocorrer? Uma bolha de calor (ou cúpula de calor) vai se reforçar muito entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil na segunda metade desta semana, levando calor intenso também para áreas do Sul, Norte e do Sudeste do território brasileiro.

A temperatura ontem, terça-feira, já superou os 40ºC no Mato Grosso com máxima de 40,4ºC em Cuiabá, mas os registros acima de 40ºC que por ora são poucos e isolados tendem a se tornar generalizados nos próximos dias.

Vai esquentar demais no Centro-Oeste do Brasil e em cidades do interior de São Paulo nesta segunda metade da semana. Máximas acima de 40ºC vão ocorrer em grande número de cidades, especialmente do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, o pior do calor deverá ocorrer no Oeste, Centro e no Norte do estado. Em Minas Gerais, no setor mais a Oeste da região do Triângulo Mineiro.

Os mapas abaixo mostram as projeções de temperatura do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui), para as tardes de quinta e sexta-feira, as duas últimas do inverno deste ano.

Observe que o modelo projeta máximas acima de 40ºC em muitos locais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Goiás na tarde de quinta com marcas em alguns pontos entre 41ºC e 43ºC. Veja também que para a tarde de sexta as áreas com mais de 40ºC serão ainda mais numerosas no Centro-Oeste com 41ºC a 43ºC em muitos municípios e indicativo até de 44ºC em alguns pontos. As máximas acima de 40ºC se estendem ainda a algumas cidades do interior paulista.

Mas o calor não se limitará a estes dois dias. A tendência é de o calor se intensificar ainda mais em muitas áreas entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil durante o fim de semana, seguindo ainda no começo da semana.

Em algumas cidades, o pior do calor será no sábado e no domingo. Em outras, particularmente em Minas Gerais, o pior da calor virá na primeira metade da semana que vem, quando muitas cidades mineiras terão máximas acima de 40ºC a pontos de ser possível que as máximas na Grande Belo Horizonte fiquem perto ou ao redor de 40ºC, o que é extraordinário pela altitude e a climatologia histórica regional.

Os mais recentes dados indicam que o ar quente vai conseguir se expandir até o Rio Grande do Sul. Por isso, no final desta semana e no fim de semana, vai esquentar muito na Metade Norte gaúcha, em particular no Noroeste e no Norte do estado com máximas de 37ºC a 39ºC em alguns locais. O calor atingirá com força ainda o Paraná e cidades do Leste e do Oeste catarinense no fim de semana.