Será um fim de semana para ver filme, maratonar série como Stranger Things que está de volta, e tudo mais que dias cinzentos ou com chuva sugerem nos meses do inverno. A instabilidade que atua no Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira não vai embora e a tendência é que os gaúchos sigam enfrentando alta umidade e períodos de chuva e garoa com a aproximação de uma massa de ar frio que vai induzir instabilidade.

O tempo vai seguir instável no território gaúcho amanhã. A previsão do tempo da MetSul é de que novas áreas de instabilidade se formem no decorrer do dia e tragam chuva para grande parte do Rio Grande do Sul ao longo do sábado que mais uma vez será de muitas nuvens no estado.

Leia tambémAlerta especial de enchente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A maior parte do estado vai começar o sábado com tempo seco e sem chuva, embora as nuvens e até aberturas em algumas localidades, mas áreas de instabilidade começarão a avançar a partir do Noroeste e do Norte, levando chuva para a grande maioria das cidades gaúchas até o período da tarde.

De manhã, a instabilidade se concentra mais no Noroeste e no Norte gaúcho e da tarde para a noite avança para o restante do Rio Grande do Sul. Por isso, a tendência é que em Porto Alegre a chuva neste sábado ocorra mais na segunda metade do dia com muitas nuvens e ocasionais aberturas em meio à nebulosidade baixa de manhã e no começo da tarde. A chuva, no geral, será fraca. Pontos isolados do estado podem ter precipitação moderada a forte.

Uma vez mais, nebulosidade, chuva e alta umidade devem frustrar uma maior elevação da temperatura em mais um dia com pequena amplitude térmica entre as mínimas e as máximas. A grande maioria dos municípios gaúchos deve ter máximas inferiores aos 20ºC ou 21ºC neste sábado. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 16ºC e 20ºC.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

Já no domingo, o tempo não firma ainda. O dia começa com muitas nuvens, chuva e garoa na maioria das localidades do Rio Grande do Sul entre horas da madrugada e da manhã, mas, gradualmente, a instabilidade se afasta para o Norte e a chuva cessa na maior parte do território gaúcho, embora permaneça uma grande quantidade de nuvens. Na Metade Norte gaúcha, a instabilidade deve persistir mais no domingo com chance de chuva até o fim da tarde ou a noite.

Em Porto Alegre, o domingo inteiro deve ser marcado ou por céu encoberto ou por chuva e garoa. A chuva na madrugada será maior, quando não se descarta até períodos de intensidade moderada a ocasionalmente forte, mas no decorrer do domingo as precipitações enfraquecem na cidade e podem até parar em alguns momentos. Na segunda metade do dia segue a chance de chuva leve e garoa. A máxima deve ficar entre 17ºC e 18ºC em Porto Alegre e a mínima se dá no final do dia com 13ºC a 14ºC.

A maioria das cidades gaúchas terá as suas mínimas no domingo ocorrendo no final do dia pois vai estar ingressando uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul. A chegada do ar frio em alguns pontos pode se dar com rajadas de vento. No final do domingo, os termômetros devem estar indicando até 9ºC a 10ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha enquanto mais ao Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul a temperatura estará oscilando entre 15ºC e 18ºC.