A semana que está chegando ao fim foi marcada por tempo severo na sua primeira metade. Temporais de chuva intensa, vento e granizo castigaram o Rio Grande do Sul. Os últimos, e fortes, ocorreram na noite de terça e madrugada de quarta no Noroeste, Missões, Alto Jacuí e no Planalto Médio. Passo Fundo teve danos por vendaval de 102 km/h (reprodução abaixo). Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicaram que entre odomingo e o meio-dia da quarta foram 338 mil descargas elétricas no Estado: 102548 raios nuvem-solo e 235954 raios intra-nuvem.
Um novo episódio regional de tempo severo começa nas próximas horas. No momento inicial, as tempestades afetam mais os vizinhos Argentina e o Uruguai. O mais intenso em escala estadual no Rio Grande do Sul ocorre entre terça e quarta-feira da semana que vem. Frente fria vai estacionar no Uruguai neste fim de semana e na segunda, trazendo enormes volumes de chuva para o país vizinho e as províncias argentinas de Entre Rios e Santa Fé. O pior ficará para o Uruguai. Volumes de chuva de 200 a 300 mm são possíveis em alguns pontos do Uruguai em apenas 72 horas a 96 horas. Pode chover forte na maior parte do território uruguaio, mas os maiores acumulados devem se dar nos departamentos do Oeste e do Norte do país como Salto, Artigas, Paysandu, Rivera, Tacuarembo, Rio Negro e ainda Cerro Largo. Serão volumes de chuva capazes de provocar alagamentos, inundações e transbordamento de rios. Além disso, o Uruguai terá temporais localizados com rajadas de vento e, sobretudo, granizo. Alguns temporais podem ser fortes e com potencial de provocar danos. Outros departamentos uruguaios como Montevidéu também podem ter chuva forte e tormentas fortes. Os modelos coincidem na área de chuva forte, contudo são divergentes na abrangência. O americano (direita) concentra mais a chuva intensa sobre o Uruguai enquanto o brasileiro (esquerda) estende a chuva excessiva ao Sul e o Sudoeste gaúcho. É entendimento da MetSul que o Sudoeste gaúcho deve ter volumes altos de chuva nos próximos dias, sobretudo no eixo Quaraí, Uruguaiana e Itaqui.
O fim de semana será quente e abafado no Rio Grande do Sul. Sol aparece com nuvens, mas com períodos de maior nebulosidade, sobretudo nas Metades Sul e Oeste. Junto à fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana poderá chover a qualquer hora, até com pancadas fortes e temporais isolados. Nas demais áreas, o tempo fica mais aberto e quente. Da tarde para a noite, nos dois dias, contudo, não se pode afastar chuva isolada em nenhuma das regiões gaúchas, mesmo localmente forte e com risco de temporais. Vai estar muito quente e o cenário lembrará padrão de verão. Máximas acima de 30ºC devem ser esperadas do Centro para o Norte do Estado e não se pode afastar até marcas ao redor de 35ºC em alguns municípios. No domingo de eleição, durante a votação, há risco de chuva forte e raios perto da fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana, o que vai exigir atenção do TRE quanto à possibilidade de falta de energia para as urnas eletrônicas. Da tarde para a noite, no final da votação ou na hora da apuração, tempo severo mais isolado pode afetar as demais regiões gaúchas, também com eventuais transtornos localizados.