Anúncios

Litoral Norte gaúcho teve uma linda sexta-feira de céu azul em Tramandaí (foto) e muita gente buscou a beira da praia. A criançada fez a festa no mar, | MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO

A MetSul Meteorologia alerta que o fim de semana da virada do ano será tórrido no Rio Grande do Sul com marcas muito altas durante as tardes do sábado e do domingo e mínimas elevadas em muitas cidades gaúchas no domingo.

Uma massa de ar quente e seco associada a um centro de alta pressão garantiu um sábado de céu claro e escassa nebulosidade em todo o território gaúcho, o que trouxe uma acentuada amplitude térmica com frio de 5,8ºC cedo em São José dos Ausentes e calor na maioria das cidades durante a tarde.


Estações oficiais registraram máximas de 37,0ºC em Uruguaiana, 36,4ºC em Quaraí, 35,6ºC em São Borja, 35,2ºC em Santiago, 35,1ºC em Jaguarão, 34,6ºC em Alegrete, 34,3ºC em São Luiz Gonzaga e 34,1ºC em Livramento.

A umidade esteve muito baixa e colaborou com o forte aquecimento. Os valores mínimos foram de 15% em São Borja, 16% em Uruguaiana e Quaraí, e 17% em Santiago e Santa Rosa. Na Grande Porto Alegre, 21% em Campo Bom e 25% em Porto Alegre.


O calor aumenta neste fim de semana e será mais intenso principalmente no Oeste e no Sul do estado. No Oeste do Rio Grande do Sul, o sábado deve ter até 38ºC a 40ºC. No domingo, o calor segue com menor intensidade pelo aumento de nuvens e chance de chuva e temporal da tarde para a noite, mas a temperatura ainda pode bater em 35ºC ou mais.

Outras regiões que terão calor excessivo serão o Sul gaúcho e a Campanha. Máximas durante a tarde 34ºC a 37ºC neste sábado ao passo que no domingo devem ser esperadas máximas de 37ºC a 39ºC, não se descartando 40ºC em um ponto ou outro.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a capital pode ter 34ºC a 35ºC neste sábado e os vales até 36ºC. No domingo, a capital deve ficar ao redor de 35ºC com máximas de 36ºC a 37ºC na Grande Porto Alegre, ocasionalmente superiores nos vales. O Centro gaúcho deve ter o seu pico de calor justamente no domingo com 36ºC a 38ºC.

Mesmo na Serra se espera muito calor. Quem for para Gramado e Canela enfrentará muito altas temperaturas no fim de semana que passarão dos 30ºC. Pontos da Serra Gaúcha podem registrar máximas de 33ºC a 35ºC no domingo, especialmente em fundos de vales.

O ano se despede com muito sol e períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas neste sábado, mas no decorrer do dia aparecem algumas poucas nuvens. O 31 de dezembro de 2022 terá a influência da massa de ar quente e faz muito calor com máximas mais altas que hoje. À noite, na virada, tempo firme no estado com temperatura à 0h de 25ºC na praia do Cassino, 23ºC em Porto Alegre, 22ºC em Tramandaí, e 20ºC em Gramado.

Já o primeiro dia do ano terá a presença do sol no Rio Grande do Sul inteiro, mas ao longo do dia aparecem nuvens em todas as regiões. Nuvens baixas passam pelo Litoral Sul no início do dia e há chance de nevoeiro costeiro. Da tarde para a noite, chuva muito isolada na Metade Norte enquanto áreas de instabilidade avançam pela Metade Oeste com chuva irregular e temporais isolados. Faz muito calor ainda e a tarde será escaldante. As máximas devem ser altíssimas no Sul gaúcho.

Anúncios