Anúncios

O centro da massa de ar muito quente vai estar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul durante este fim de semana, o que resultará em temperaturas elevadíssimas nos territórios uruguaio e gaúcho, inclusive com máximas próximas ou ao redor de 40ºC em algumas cidades.


No Rio Grande do Sul, a sexta-feira foi igualmente muito quente com máximas de de 37,0ºC em Uruguaiana, 36,4ºC em Quaraí, 35,6ºC em São Borja, 35,2ºC em Santiago, 35,1ºC em Jaguarão, 34,6ºC em Alegrete, 34,3ºC em São Luiz Gonzaga e 34,1ºC em Livramento.

No caso do Rio Grande do Sul, o calor aumenta neste fim de semana e será mais intenso principalmente no Oeste e no Sul do estado. No Oeste do Rio Grande do Sul, o sábado deve ter até 38ºC a 40ºC. No domingo, o calor segue com menor intensidade pelo aumento de nuvens e chance de chuva e temporal da tarde para a noite, mas a temperatura ainda pode bater em 35ºC ou mais.


Outras regiões que terão calor excessivo serão o Sul gaúcho e a Campanha. Máximas durante a tarde 34ºC a 37ºC neste sábado ao passo que no domingo devem ser esperadas máximas de 37ºC a 39ºC, não se descartando 40ºC em um ponto ou outro.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a capital pode ter 34ºC a 35ºC neste sábado e os vales até 36ºC. No domingo, a capital deve ficar ao redor de 35ºC com máximas de 36ºC a 37ºC na Grande Porto Alegre, ocasionalmente superiores nos vales. O Centro gaúcho deve ter o seu pico de calor justamente no domingo com 36ºC a 38ºC.

Mesmo na Serra se espera muito calor. Quem for para Gramado e Canela enfrentará muito altas temperaturas no fim de semana que passarão dos 30ºC. Pontos da Serra Gaúcha podem registrar máximas de 33ºC a 35ºC no domingo, especialmente em fundos de vales.

Por sua vez, no Uruguai, a temperatura também tende a se elevar em diversos departamentos neste fim de semana de virada do ano. Todos os departamentos terão muito calor com marcas excessivamente altas em algumas localidades, próximas ou ao redor dos 40ºC.

O domingo, em especial, deve ser muito quente no Sul e no Leste do país em departamentos como Montevidéu, San José, Canelones, Maldonado, Rocha e Cerro Largo. No fim do dia, há o risco de chuva e tormentas, algumas fortes a severas, com o avanço de uma frente fria a partir da província de Buenos Aires.

Anúncios