A atriz brasileira Fernanda Torres, que está em Los Angeles, onde no último domingo foi premiada com o Globo de Ouro pelo seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”, registrou em imagens os incêndios devastadores que afetam a região da cidade da Califórnia.
Na foto, do amanhecer desta quarta, Downtown Los Angeles (o centro da cidade) aparece coberto pela fumaça dos incêndios contrastando com o nascer do sol avermelhado. “Vejo Los Angeles in flames (em chamas na língua inglesa), escreveu a atriz brasileira em seu Instagram.
Poderosos incêndios devastam comunidades ao redor de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, deixando pelo menos dois mortos, vários feridos e dezenas de milhares de pessoas evacuadas, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
“Infelizmente, temos duas pessoas falecidas, por enquanto por causas desconhecidas, e um número significativo de feridos”, declarou o chefe do departamento de bombeiros de Los Angeles, Anthony Marrone.
Pacific Palisades, um luxuoso subúrbio de Los Angeles, tornou-se um inferno na manhã de terça-feira, com incêndios que já destruíram cerca de 1.000 estruturas e consumiram mais de 2.000 hectares, informou Marrone.
Centenas de bombeiros lutam por ar e terra contra as chamas que ardem descontroladas, alimentadas por fortes rajadas de vento que se intensificaram durante a noite no sul da Califórnia.
A leste, na Floresta Nacional de Los Angeles, outro incêndio começou na tarde de terça-feira e já destruiu mais de 800 hectares. Outros dois incêndios foram registrados ao redor de Los Angeles, colocando outras milhares de pessoas sob ordens de evacuação.
“Juntos, esses incêndios estão levando os serviços de emergência ao limite”, disse Kristin Cowley, do departamento de bombeiros da cidade. Dezenas de milhares de residentes nas comunidades vizinhas, bem como em Los Angeles, estão sem energia elétrica, dificultando as comunicações.
A cidade amanheceu com um aspecto apocalíptico, coberta por nuvens cinzentas e alaranjadas, além de árvores caídas e várias de suas características palmeiras quebradas devido à força dos ventos. “A tempestade deve piorar durante a manhã”, escreveu a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, nas redes sociais.
Os incêndios começaram em um ambiente de baixa umidade e justamente quando os chamados ventos de Santa Ana, característicos desta época do ano na Califórnia, avançam com força na região.
“As aeronaves continuarão lançando água na área identificada hoje, quando o tempo permitir”, disse Cowley. Várias escolas foram fechadas e importantes vias da cidade estão bloqueadas.
Algumas árvores do museu Getty Villa, um dos maiores centros de arte do mundo, pegaram fogo devido à proximidade das chamas. No entanto, a instituição “permanece segura e intacta”, de acordo com um comunicado emitido na manhã desta quarta-feira.
Ordens e alertas de evacuação circularam durante toda a noite, causando pânico em várias comunidades.
Andrew Hires, um professor universitário que conversou com a AFP, recebeu um alerta no meio da manhã enquanto estava com sua filha no dentista. “Corremos para o carro”, disse Hires. “Colocamos um monte de documentos e roupas em algumas caixas, algumas fotos, e saímos”, relatou. “A fumaça descia a colina enquanto eu estava em casa, e o fogo estava muito perto”, acrescentou.
As autoridades alertaram que a situação está longe de melhorar. Os ventos sopram na região com uma força de até 160 km/h. “Condições perigosas avançam no sul da Califórnia, com as mais extremas previstas para esta manhã”, escreveu o Serviço Nacional de Meteorologia. “Os ventos devem enfraquecer um pouco ao longo do dia, mas as condições críticas devem persistir até quinta-feira”.
Devido à situação dramática enfrentada pela Califórnia, estados vizinhos como o Arizona e Nevada enviaram reforços para combater o fogo, e o governo federal aprovou recursos. Bombeiros vieram ainda do Norte da Califórnia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.