Anúncios

Milhões de pessoas seguiam com falta de luz na manhã desta quinta-feira (11) na Grande São Paulo. No começo da manhã, o balanço da empresa Enel indicava 1,5 milhão de imóveis sem energia, sendo mais de um milhão apenas na cidade de São Paulo (18% de todas as unidades consumidoras da capital paulista).

PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Os dados da Enel indicavam ainda que 49% dos imóveis de Cotia estavam sem luz, 62% em Embu-Guaçu, 31% em Itapecerica da Serra, 48% em Juquitiba, 11% em Osasco, 16% em São Bernardo do Campo, 17% em São Caetano do Sul, 19% em Santo André e 24% em Taboão da Serra.

Consequência ainda dos ventos ciclônicos de 100 km/h da quarta-feira (10) pelo ciclone na costa gaúcha que provocou a queda de centenas de árvores na capital paulista e caos nos aeroportos.

Foi evento incomum de vento na capital paulista, acostumada a vento intenso rápido em temporais, não a rajadas violentas por horas por ciclone, o que o Rio Grande do Sul está acostumado a enfrentar pela posição geográfica.

A estação de referência do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade de São Paulo, localizada no Mirante de Santana, na zona Norte, registrou rajada de vento ontem de 83 km/h.

Estações nos aeroportos da Grande São Paulo anotaram rajadas de 96 km/h em Congonhas, 80 km/h no Campo de Marte e 78 km/h no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Na Grande São Paulo, Osasco anotou 111 km/h. No litoral, rajadas de 90 km/h a 100 km/h foram registradas.

A Defesa Civil do estado de São Paulo recebeu mais de 500 chamados para quedas de árvores na capital paulista. As ocorrências deixaram quatro pessoas feridas levemente.

Uma árvore caiu sobre um motociclista na avenida Inajar de Souza, no bairro Cachoeirinha, na zona Norte. A vítima, um homem de 19 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves e escoriações. A cidade de São Paulo sofreu com rajadas de ventos muito fortes ao longo desta quarta-feira (10).

Um galho atingiu uma funcionária no interior de uma escola municipal, no bairro de Santana, também na zona Norte. A vítima, uma mulher de 40 anos, sofreu escoriações leves. Na Lapa, na zona Oeste, uma árvore caiu sobre um veículo com dois ocupantes. Uma vítima foi socorrida pelos Bombeiros com dores de cabeça e a outra recusou atendimento, segundo a Defesa Civil.

Na República, no Centro, uma árvore caiu sobre uma idosa, que sofreu ferimentos na região da perna. A vítima também foi socorrida pelos Bombeiros.

Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água na capital paulista, o abastecimento em parte da capital e em algumas cidades da Região Metropolitana de São Paulo foi afetado em razão da queda no fornecimento de energia, já que a falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências.

Nesta quinta (11), a MetSul projeta rajadas em média de 50 km/h a 70 km/h em vários pontos do Leste paulista, inclusive na cidade de São Paulo e cidades da região metropolitana. Isoladamente, o vento pode ser mais forte.

Hoje, no começo do dia, ainda ventou muito forte pelo ciclone no Litoral Norte gaúcho com falta de luz. No Sul catarinense, o começo da madrugada da quinta teve rajada de 105 km/h em Praia Grande.

Anúncios