Uma nova onda de tempo severo ameaça os Estados Unidos nas próximas horas com previsão de tornados violentos de longa duração, granizo gigante, ventos destrutivos e chuvas intensas. A tempestade deve atingir com maior intensidade os estados de Oklahoma, Texas, Missouri e Arkansas, incluindo áreas densamente povoadas como Oklahoma City, Tulsa e Joplin, no Missouri.

Tornado arrasou a cidade de London (Kentucky) na noite da sexta-feira | ICHAEL SWENSEN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL
O Centro de Previsão de Tempestades (SPC) da NOAA emitiu alerta de risco moderado (nível 4 de 5) para essas regiões, sinalizando possibilidade de fenômenos meteorológicos extremos.
Há potencial para formação de tornados intensos e possivelmente violentos nesta noite de segunda, quando as tempestades tendem a ser mais isoladas. Com o avanço do sistema de tempestades, os temporais devem se tornar mais numerosos e organizados, elevando o risco de ventos fortes e inundações em áreas já saturadas por chuvas anteriores.
Nesta terça-feira, o sistema avança para o vale do Mississippi, o Vale do Tennessee e partes do Leste, atingindo áreas já castigadas por tornados na semana passada. Somerset e London, no Kentucky, foram duramente atingidas na sexta-feira. No domingo, moradores buscavam resgatar pertences entre escombros, temendo novas tempestades.
“Estamos tentando salvar tudo que tenha valor, especialmente fotos e documentos”, disse Zach Wilson, morador de London, cuja casa dos pais foi destruída pelo tornado.
Incredible! #cow pic.twitter.com/fIrfCbYT6g
— John Sirlin (@SirlinJohn) May 18, 2025
Na sexta-feira, o Kentucky registrou ao menos 19 mortos e dezenas de feridos. No Missouri, outras cinco pessoas morreram na região metropolitana de St. Louis.
Mais de 5 mil casas foram danificadas apenas na cidade de St. Louis. Segundo a prefeita, estruturas inseguras estão sendo condenadas e ruas continuam bloqueadas.
Em Kansas, uma série de tornados atingiu cidades como Grinnell, Greensburg e Plevna entre domingo e a madrugada de segunda-feira, deixando rastros de destruição.
Em Plevna, uma emergência de tornado foi declarada. Várias casas foram danificadas, postes caíram e árvores foram arrancadas. Por sorte, não houve feridos graves.
No Oeste de Kansas, imagens mostraram um trem descarrilado em Greensburg. Já em Grinnell, o sistema de energia foi destruído, deixando centenas sem luz e gás.
MUNDO | Cidade de London, uma pequena localidade no estado norte-americano do Kentucky, foi arrasada pela passagem de um violento tornado. As foto são das agências Getty Images e AFP. Saiba mais sobre os tornados em https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/zpesNtsPJ6
— MetSul.com (@metsul) May 19, 2025
O serviço de emergência de Reno County relatou que o tornado ocorreu pouco antes da meia-noite, pegando comunidades rurais de surpresa em plena escuridão. A população foi orientada a evitar as áreas atingidas para permitir o trabalho das equipes de resgate e avaliação dos danos, que devem prosseguir por vários dias.
O alerta emitido pelo Centro de Previsão de Tempestades dos Estados Unidos (SPC) para esta segunda-feira representa o sexto dia consecutivo com risco elevado de tempo severo e tornados. Isso não ocorria com tanta frequência desde 2022.
A tendência é que os temporais sigam em direção ao Leste dos Estados Unidos entre quarta e quinta-feira, atingindo o Meio-Atlântico e o Sudeste com menor intensidade. Ainda assim, há chance de tempestades isoladas com granizo e ventos fortes entre a Virgínia e a Geórgia. Duas mortes já foram registradas por queda de árvores na Virgínia.
O governo do Kentucky aguarda a chegada de equipes federais para iniciar o processo de solicitação de ajuda financeira e declarar estado de emergência em áreas afetadas pelos tornados da noite de sexta para sábado.
Enquanto isso, o número de mortes pode aumentar, já que pessoas continuam desaparecidas ou em estado crítico nos hospitais de London e Somerset, as cidades mais atingidas.
MUNDO | Imagens mostram a devastação deixada por uma onda de tornados no estado norte-americano do Kentucky, onde 19 pessoas morreram. As fotos são da Getty Images/AFP. Saiba mais sobre os tornados em https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/VaoDOXE4B1
— MetSul.com (@metsul) May 19, 2025
Na região central do país, comunidades tentam se recuperar após uma semana de destruição. A solidariedade entre vizinhos e o trabalho de voluntários têm sido essenciais.
A temporada de tornados nos Estados Unidos ainda está longe do fim, e maio, historicamente, é o mês com maior número de eventos severos no país. Alguns dos piores eventos de tornados da história ocorreram em maio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.