O estudante secundarista e aficionado por Meteorologista Nicholas Krasznavolgyi, da cidade de Tampa, estado norte-americano da Flórida, conseguiu uma proeza. O jovem registrou em vídeo a formação de um tornado sob o funil do fenômeno. O vídeo foi gravado na cidade de New Port Richey, na costa do Golfo do México da Flórida, na região de Tampa às 17h45 da segunda-feira, hora local.

“Uma rara vista incrível até a boca do funil! Perto do final você pode me ouvir gritar “tornado” quando ele começou a levantar árvores. Infelizmente não peguei essa parte, mas no vídeo você pode ver detritos no ar”, escreveu o jovem na rede social Twitter ao publicar o raro vídeo sob o funil de um tornado em formação.

“O meu orientador de Ph.D. Perry Samson costumava dizer que concederia um doutorado imediato a qualquer um de seus alunos de Meteorologia que gravasse um vídeo olhando para dentro de um funil de tornado (e escreveu um artigo técnico analisando a tempestade). Pena que Nicholas não era um dos alunos de Perry”, brincou o renomado meteorologista Jeff Masters, da Universidade de Yale, ao comentar o registro raro em vídeo.


As fortes tempestades que cruzaram pela região da grande Baía de Tampa na tarde da terça-feira geraram tornados e granizo. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) chegou a emitir um alerta de tornado para partes do Norte do condado de Pinellas na noite de terça-feira.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos confirmou que houve dois breves tornados na área da baía de Tampa Bay após vários relatos de nuvens funis em toda a área. De acordo com o NWS, houve um tornado em Trinity e um segundo em Town ‘n’ Country.

Os bombeiros da localidade de Pasco responderam a ocorrências de queda de árvores e pequenos danos em casas. Não foram relatados feridos. Árvores caíram na área de Belvedere Terrace em New Port Richey e uma lanchonete sofreu estragos.

Malik Johnson, morador da área atingida, ficou espantado com a força da tempestade. “Acabou surgindo do nada”, disse Johnson. “Tudo está simplesmente uma bagunça. As árvores estão por toda parte”, afirmou. Johnson estava em casa com sua família. Ele diz que estava chovendo, ouviram um trovão e depois um estrondo. “Ouvi uma árvore cair no meu carro”, relata. O seu padrasto teve a casa parcialmente destruída pela queda de uma árvore.