Intensas áreas de instabilidade se formaram no Norte da Argentina e avançaram durante a madrugada e a manhã de ontem (19) para o Oeste do Rio Grande do Sul com chuva forte a intensa e trovoadas. Os volumes foram muito altos, perto de 100 mm, em diversos pontos de Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Alegrete, afetando o plantio do arroz. No decorrer do dia, a instabilidade avançou para a maioria das regiõe de forma desorganizada, mas houve ocorrências localizadas de tempo severo.


Na Quarta Colônia, no Centro do Estado, o avanço da instabilidade sobre a atmosfera quente e úmida região favoreceu a formação de nuvens muito carregadas por volta das 16h da terça-feira. Houve temporais de granizo que trouxeram danos em muitas lavouras de fumo, arroz e soja. As pedras de gelo na área de Restinga Seca tinham tamanho mesmo médio a grande.


Nuvens muito carregadas de temporal avançaram durante a tarde de ontem na região da Quarta Colônia – Carlos Eduardo


Avanço das nuvens carregadas de temporal pelo município de Agudo, na Quarta Colônia, na tarde de ontem – Lucas Duarte


Granizo atingiu municípios da região da Quarta Colônia no fim da tarde e provocou danos em muitas lavouras – Vianei Bolzan

Temporais atingiram ainda ontem à noite o Vale do Rio Pardo e da Região Carbonífera com chuva forte, vendavais e queda de granizo. Em Santa Cruz do Sul, em situação de emergência pelos temporais da semana passada, o temporal provocou alagamentos, queda de árvores e postes na área urbana da cidade. Houve granizo em Barão do Triunfo e Mariana Pimentel.


Raios na noite de ontem provocados pela passagem de célula de temporal em Barão do Triunfo – Luiz Fernando Ambos

O tempo segue muito instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, especialmente da tarde para a noite, quando se espera haja a formação de nuvens mais carregadas sobre o Estado. Persiste o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados de vento e granizo, mas não é possível se afirmar quais localidades exatamente serão atingidas por tempo severo ante o caráter localizados dos eventos. Apenas em previsões de curto prazo (nowcasting) é possível se emitir alerta para uma cidade ou região particular. Amanhã, as taxas de instabilidade da atmosfera seguem muito altas e ainda haverá o avanço de ar mais frio sobre a atmosfera aquecida no Estado, o que manterá o risco de chuva localmente forte e de temporais em pontos isolados. A ameaça de mau tempo aumentará desta vez do Centro para o Norte do Estado, incluindo a área de Porto Alegre. Insistimos que não são esperados temporais de caráter generalizado de vento como na sexta e que as ocorrências serão isoladas. Tempo melhora durante a sexta e o fim de semana tende a ter sol no território gaúcho com massa de ar seco.