Anúncios

Astronautas realizam neste momento caminhada espacial de emergência na tentativa de reparar um vazamento de amônia na Estação Espacial Internacional (ISS). A missão que começou às 9h44m de hoje (hora de Brasília) teve que ser organizada às pressas após ser identificado o químico fora da estação. O objetivo principal da caminhada é identificar a fonte do vazamento. Suspeita-se que um meteorito ou lixo orbital tenha atingido o radiador e causado o dano e que o vazamento esteja vinculado a um antigo defeito, que piorou na quinta, quando o vazamento passou de dois quilos de amoníaco ao ano a dois quilos de amoníaco por dia. A NASA garantiu que nem a estação, nem a tripulação, correm risco. Já o diretor de voo russo da ISS, Vladimir Soloviev, considerou que se trata de uma “anomalia muito grave”. Sua opinião foi confirmada pelo comandante da missão, o canadense Chris Hadfield, que também afimou no Twitter que se trata de uma “situação grave”.



Sob emergência, a ISS cruzou sobre o Rio Grande do Sul no começo da noite de ontem e pôde ser vista a olho nu de diversos pontos do Estado. Em Porto Alegre, ela surgiu no horizonte Noroeste às 18h32m e desapareceu a Sudeste às 18h36. Com céu claro devido ao ar seco sobre o Estado e com um ângulo de passagem alto, a visualização foi excelente (vídeo) na Capital.


ISS cruzando o céu no começo da noite de ontem na região de Porto Alegre – Foto com exposição de 10s de Richard Ducker



Avistamento da passagem pelo Sul do Brasil da ISS no início da noite a partir de Florianópolis – Foto de Rodrigo Mesquita

De acordo com a agência espacial americana NASA, a caminhada espacial em andamento não interferirá com a partida rumo à Terra dos austronautas Marshburn, Hadfield e do cosmonauta russo Roman Romanenko. Está previsto que o trio volte na terça-feira após completar um período de seis meses na estação orbital. A partida de Hadfield para a Terra será lamentada, já que o astronauta é hoje muito popular por suas fotos feitas do espaço publicadas diariamente no microblog Twitter.

Anúncios