Anúncios

Quem viu, viu. Quem não viu terá que esperar pela próxima oportunidade. A tarde e, sobretudo, o entardecer da segunda-feira proporcionaram um espetáculo no céu de Porto Alegre, região metropolitana e outras cidades do Rio Grande do Sul. Foi um verdadeiro festival de nuvens cumuliformes no céu para a alegria de quem gosta de apreciar a atmosfera e os aficionados por Meteorologia e fotografia. Apareceram nuvens do tipo Cumulunimbus, Torre Cumulus, Cumulus Congestus e até lenticulares acompanhando as nuvens de maior desenvolvimento vertical. Provocadas pelo que se chama tecnicamente de convecção (movimento ascedente do ar ar quente) numa tarde que teve mais de 37ºC na Capital e região metropolitana, as nuvens, apesar de não raras, deram um espetáculo no céu. O fato da formação ter se dado exatamente em horas de fim da tarde com os raios do sol em ângulo baixo no horizonte acabou por dar um efeito visual incrível. Para guardar na memória.



Forte instabilidade chegando em São Gabriel na tarde de segunda-feira com nuvens escudo – Alexandre Bitte


Lateral de nuvem cumuliforme em rosa pela iluminação do sol no Vale do Sinos  – Rodrigo Rodrigues/Jornal NH


Fim de tarde com céu tomado de nuvens cumuliformes iluminadas pelo sol na cidade de Porto Alegre – Nalua


Grande nuvem de desenvolvimento vertical no céu da cidade de Sapucaia do Sul ao entardecer – Dieison Vedoy


Nuvens que estavam sobre a Grande Porto Alegre provocaram raios em alguns pontos da região – Luciana B.P. Cacilias

Nosso e-mail e canais de redes sociais foram inundados no fim da tarde e no começo da noite por uma grande quantidade de fotos das nuvens sobre Porto Alegre e a região metropolitana. Fizemos uma seleção das contribuições enviadas pelo público.


[galeria:36]

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Hoje e nos próximos dias as condições vão seguir favoráveis à formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical (que têm aspecto de enormes bolas de algodão). Com a umidade presente na atmosfera e o ar muito quente, fica favorecida a convecção e surgem estas nuvens da tarde para a noite. Elas podem provocar pancadas localizadas de chuva, em alguns casos fortes a torrenciais de curta duração, e virem acompanhadas de temporais passageiros com raios, vento forte e queda de granizo em setores isolados. Nesta segunda, por exemplo, Morro Redondo, no Sul do Estado, teve mais de 50 mm de chuva.

Anúncios