Penitentes carregam a imagem de Nosso Pai Jesus de Nazaré, também conhecido como “Avô de Jaen”, durante procissão pelas ruas da cidade para implorar por chuva | GEORGE GUERRERO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A seca é tão severa em partes da Espanha que milhares de pessoas estão invocando os céus desesperadas por chuva. Na segunda-feira, os paroquianos da cidade de Jaen, no Sul espanhol, realizaram uma procissão carregando uma estátua de Cristo chamada “El Abuelo” para rezar pela chuva pela primeira vez desde 1949.

Milhares de pessoas compareceram à procissão, já que especialistas dizem que partes da Espanha são as mais secas em mil anos, com a seca esgotando os reservatórios pela metade de sua capacidade normal, mostram os números.

“Estamos em meio a uma seca persistente e o objetivo desta procissão é invocar o Senhor para nos ajudar e nos salvar”, disse à AFP Ricardo Cobos, membro da irmandade “El Abuelo”.

Em 25 de abril, a Espanha pediu à União Europeia fundos de emergência para ajudar os agricultores do país a lidar com a grave seca que ameaça as plantações. Dois dias depois, a Espanha continental registrou sua temperatura mais alta em abril, atingindo 38,8ºC em Córdoba, mostraram dados preliminares.

Os reservatórios de água estão com metade de sua capacidade nacionalmente e o sindicato dos agricultores do COAG diz que 60% das terras agrícolas estão “sufocando” por falta de chuva. A Espanha é o maior exportador mundial de azeite e uma importante fonte de frutas e legumes da Europa. “Somos muito dependentes das oliveiras e do cultivo do azeite, por isso quando a terra deixa de receber água é uma catástrofe económica”, disse Cobos.

No ano passado, a Espanha teve seu ano mais quente desde o início dos registros, com números da ONU sugerindo que quase 75% de suas terras são suscetíveis à desertificação devido às mudanças climáticas. De volta a Jaen, os olhos estão no céu. “Vim para ver o Senhor e tenho muita fé que ele nos dará água”, disse Antonia Contreras, que veio acompanhar a procissão de uma cidade vizinha.