Anúncios

Alaska Volcano Observatory (AVO)/Divulgação

Cientistas emitiram alerta na quarta-feira em que advertiram que uma nuvem de cinzas trazidas por uma erupção de vulcão há mais de um século estava se dirigindo para a ilha Kodiak, no Alasca. A cinza é resultante da violenta erupção de Novarupta em 1912, um vulcão na Península do Alasca que lançou cinzas vulcânicas que são visíveis até hoje.

Fortes ventos de Noroeste nas proximidades do Parque Nacional e Reserva de Katmai e do Vale das Dez Mil Fumaças na quarta-feira levantaram as cinzas do vulcão. “Geralmente, nesta época do ano, temos alguns desses ventos do noroeste que podem descer da região de Katmai e realmente limpar algumas das cinzas que foram depositadas na erupção de 1912 e, em seguida, aumentá-las”, informou Hans Schwaiger, do Observatório de Vulcões do Alasca.


A previsão é que o vento carregasse as cinzas cerca de 160 quilômetros a Sudeste em direção à Ilha Kodiak. Alerta de aviação foi emitido para o evento de cinzas em baixa altitude. Os cientistas estimaram que a nuvem não ultrapassaria 7.000 pés ou 2.133,6 metros. Alguns destes eventos gerados pelo vento podem espalhar as cinzas também nas comunidades próximas.

A erupção de Novarupta durou três dias e é considerada a mais intensa no mundo na história recente. Começou em 6 de junho de 1912 e a coluna de cinzas atingiu uma altura de 30.480 metros acima da região de Katmai, localizada a cerca de 400 quilômetros a Sudoeste de Anchorage.


USGS/Divulgação

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que 15 quilômetros cúbicos de magma explodiram, cerca de 30 vezes o que foi expelido pelo Monte Santa Helena, no estado de Washington, há 40 anos.

A erupção de Novarupta foi a mais poderosa do século 20 e está entre as maiores da história. Ventos fortes e condições secas e sem neve produzem nuvens de cinzas de forma intermitente, disse o observatório em um comunicado, acrescentando que não há erupção no local. O comunicado informou ainda que todos os sete vulcões na área de Katmai, incluindo o Novarupta, permanecem no nível mais baixo de alerta, ou seja, verde que é o normal.

A Ilha de Kodiak tem uma população de cerca de 13.000 habitantes e abriga uma grande base da Guarda Costeira dos EUA. É acessível apenas por avião e balsas. A indústria pesqueira é o negócio predominante na ilha montanhosa.

Anúncios