Anúncios

Previsão é de muitos dias de sol com mar mais quente e claro | GOVERNO RS

Os próximos dias são fortes candidatos a serem os melhores da temporada de veraneio de 2024 nas praias do litoral do Rio Grande do Sul com muito sol e condições de mar mais claro, calmo e quente. Assim, tanto as condições atmosféricas como oceânicas podem ser excelentes.

Depois de um janeiro de muitos dias com mar “chocolatão”, efeito de proliferação de algas, com águas mais frias e escuras, os gaúchos nas praias do litoral tendem a desfrutar de muitos dias de bandeira verde com mar calmo, quente e mais claro.


Estas condições excelentes que fazem a alegria dos veranistas de temporada têm direta relação com condições atmosféricas e oceânicas que interagem, gerando o ingresso de água mais quente ou fria nas praias gaúchas.

Assim, não é preciso buscar as praias catarinenses para encontrar mar mais quente ou claro, embora o litoral de Santa Catarina esteja sofrendo com problemas ambientais e, diferentes pontos que resultaram em vários pontos impróprios para banho.


O mar mais quente e claro, porém, trará um incômodo para os veranistas gaúchos. Como é comum quando as águas aquecem mais no litoral do Rio Grande do Sul, a tendência é de aumento da presença de mães-d´água.

O tempo será excelente com predomínio do sol por muitos dias seguidos nas praias da costa do Rio Grande do Sul. O calor se fará presente, especialmente ao sol, entretanto não será excessivo com as temperaturas muito altas concentradas em locais mais distantes da faixa costeira.

O que explica o mar em melhores condições que se prevê tem origem oceânicas e atmosféricas. Primeiro é preciso compreender que existem duas correntes marítimas que atuam na costa do Brasil. A Corrente do Brasil, com águas quentes e claras, e a Corrente das Malvinas, com águas mais frias e não raro turvas.

REPRODUÇÃO

A Corrente do Brasil atua na maior parte do litoral brasileiro enquanto a da Malvinas é a regra no Rio Grande do Sul. Nesta primeira metade de fevereiro, a passagem de frentes frias de maior atividade será muito escassa no território gaúcho, logo haverá pouca incidência de vento do quadrante Sul. Ao contrário, com uma massa de ar muito quente, os ventos sopraram predominantemente de Oeste a Norte.

Sem o avanço de frentes frias a formação de um ciclone com swell de Sul que trouxesse águas mais frias de Sul pra costa gaúcha, a Corrente do Brasil avança pro litoral gaúcho e traz as águas mais quentes e claras. Isso pode ser constatado nos mapas de anomalia de temperatura da superfície do mar.

O oceano está muito mais quente que o normal numa extensa área do Atlântico Sul, o que acompanha uma padrão de seca na Argentina e no Uruguai com temperatura muito acima da média neste verão nos dois países. Assim, o tempo seco que castiga o interior favorece o mar em melhores condições na orla.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios