Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e a temperatura está amena ou baixa em diversas cidades do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Choveu nas últimas horas em parte do estado gaúcho, especialmente em cidades do Noroeste, como consequência de um centro de baixa pressão no Paraguai.
A imagem de satélite do fim da manhã mostrava grande quantidade de nuvens sobre o Rio Grande do Sul com céu nublado ou encoberto na maioria das localidades gaúchas. Aberturas de sol ocorriam no Oeste e no Sul gaúcho, o que vai levar a um maior aquecimento na tarde de hoje na região de Uruguaiana na comparação com o restante do estado.
A temperatura no final da manhã de hoje era baixa em algumas cidades de maior altitude. Às 11h, estações meteorológicas registravam apenas 12,2ºC em São José dos Ausentes, 14,1ºC em Cambará do Sul e 15,4ºC em Canela. Diversas localidades da Metade Norte gaúcha estavam com menos de 20ºC. Em Porto Alegre, no fim da manhã, fazia 23ºC.
Além das nuvens, desde ontem o tempo tem estado por vezes ventoso. A maioria das estações oficiais no Rio Grande do Sul registrou vento de 30 km/h a 40 km/h. No litoral, alguns pontos anotaram rajadas de 40 km/h a 50 km/h.
Então, o que explica o tempo bastante ameno e o vento por vezes moderado que soprou nas últimas horas em grande parte do Rio Grande do Sul. A explicação está em sistemas de escala sinótica de pressão atmosférica.
Observe na imagem de satélite abaixo do final da manhã desta quinta com os valores de pressão atmosférica como há um enorme centro de alta pressão de quase 1040 hPa (intenso) sobre a parte mais Sul do Atlântico. As linhas de pressão (isóbaras) deste sistema alcançam o Rio Grande do Sul. Este centro de alta pressão está associada a uma massa de ar mais frio no Sul do Atlântico.
E o vento? Pois, sobre o Paraguai atua um centro de baixa pressão atmosférica, responsável pela instabilidade atmosférica em parte do Rio Grande do Sul e que trouxe chuva, por exemplo, de 35 mm nas últimas 24 horas em Ijuí, no Noroeste gaúcho. O gradiente (diferença) de pressão atmosférica entre a área de baixa pressão no Paraguai e a alta pressão sobre o oceano é que favorece o vento.
Nas próximas horas, muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul com predomínio de céu encoberto, garoa e chuva em diversas cidades, sobretudo na Metade Norte. No Oeste e no Sul, o sol aparece com nuvens em vários pontos. Com a maior presença de nuvens e ar mais ameno, a temperatura segue amena. As máximas hoje na Grande Porto Alegre, em geral, ficam entre 24ºC e 25ºC. Na Serra, devem ficar entre 16ºC e 17ºC com marcas menores nos Aparados, onde a noite de hoje será fria.
Amanhã e no sábado, maior nebulosidade e chuva em cidades mais ao Norte e o Nordeste do estado, como no Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Aparados e Litoral Norte. Pode ter chuva ou garoa isolada em pontos do Leste gaúcho. Nas demais áreas do estado, o tempo firme vai predominar. No domingo, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul com sol e nuvens, além de temperatura agradável.