Anúncios

Cor avermelhada do céu deixou a população da cidade chinesa de Zhoushan em pânico | WEIBO/REPRODUÇÃO

Uma estranha ocorrência deixou apavorados os moradores da cidade portuária de Zhoushan, no Leste da China. O céu ficou vermelho no meio da noite durante o fim de semana. Houve o temor por moradores de um incêndio fora de controle nas proximidades e teve quem acreditasse nas redes sociais chinesas que era o fim do mundo.

Vídeos e fotos compartilhados por moradores em plataformas de mídia social como o Twitter mostraram o vasto céu em vermelho enquanto muitos saíam de suas casas para testemunhar o inusitado acontecimento. Um usuário disse que nunca tinha visto nada tão estranho quanto isso, enquanto outro escreveu que é uma “cor vermelho-sangue, que não parece nada boa”.


Mas não foi nada de incêndio ou apocalipse. Especialistas em Meteorologia de Zhoushan se esforçaram para descobrir o que estava causando o céu vermelho assustador, mas chegaram a um veredito. Eles concluíram a cor vermelha vinha de luzes refratadas de barcos locais em nuvens baixas na região.

A mídia estatal chinesa publicou reportagens com a mesma versão de que a cor avermelhada do céu foi resultado das luzes de embarcações. As autoridades de Zhoushan também confirmaram que nenhum incêndio foi relatado na cidade portuária no momento em que o céu ficou vermelho.

Especialistas em Meteorologia explicaram que as condições atmosféricas na cidade portuária oriental eram perfeitas para um fenômeno de refração, uma vez que o céu estava nublado com garoa que levou a um avermelhamento incomum, provocando um breve pânico.

A explicação dos meteorologistas chineses faz todo o sentido se considerarmos como a luz  vinda da superfície interage com nebulosidade baixa. Quando há nuvens baixas e o flare do Polo Petroquímico de Triunfo está mais ativo, por exemplo, o céu assume uma cor alaranjada em parte da Grande Porto Alegre.

Este tipo de ocorrência já assustou a população da região metropolitana de Porto Alegre algumas vezes. Na última, em fevereiro deste ano, problema elétrico em subestação do Polo Petroquímico de Triunfo fez com que o flare se tornasse alto e pudesse ser percebido em grandes distâncias, o que chamou a atenção de moradores de diversas cidades da região que nas redes sociais publicaram imagens do céu com uma cor alaranjada.

No caso da China, os barcos de pesca costumam usar centenas de luzes LED de cor vermelha, que podem criar um efeito visual impressionante ao acumular em grande número no mesmo local à noite. Sob condições atmosféricas ideais, como foi o caso, a coloração do céu pode espantar.

Os meteorologistas chineses explicaram que nenhuma atividade geomagnética e solar poderia ter sido a razão por trás do céu de Zhoushan ficar vermelho. De acordo com o relatório, a atividade solar e geomagnética estava calma e não foram relatadas anomalias significativas conforme os registros de observação.

Anúncios