Milhões de norte-americanos enfrentaram nas últimas horas a primeira grande nevada da temporada na Costa Leste dos Estados Unidos. Um poderoso Nor’easter (ciclone extratropical) avança pela Costa Leste, levando chuva, gelo e neve para áreas densamente povoadas. A tempestade chega logo após o sistema que atingiu o Meio-Oeste no fim de semana, complicando ainda mais o início deste inverno marcado pela presença da La Niña.

JIM VONDRUSKA/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL
O sistema de baixa pressão se deslocou rapidamente pelo Sudeste dos Estados Unidos e subiu pela costa durante a madrugada da terça. O impacto nas viagens foi imediato. Mais de 5.100 voos sofreram atrasos e mais de 200 foram cancelados até o meio da manhã da terça. A Polícia Estadual da Pensilvânia relatou mais de 280 acidentes e cerca de 300 motoristas isolados.
Diante do cenário, o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, decretou estado de emergência para preparar equipes e recursos antes dos piores momentos da tempestade.
Nas áreas costeiras, as temperaturas devem ficar altas demais para permitir neve, mas a chuva forte pode causar atrasos em aeroportos como Washington, Filadélfia, Newark, Nova York e Boston.
O cenário é diferente no interior. Alertas de tempestade de inverno se estendem do Vale do Ohio até Maine. Partes de Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine podem receber de 5 a 8 polegadas de neve, enquanto áreas mais baixas de Ohio, Pensilvânia e Nova Inglaterra devem registrar entre 1 e 3 polegadas. Regiões montanhosas como Adirondacks, Green Mountains e White Mountains devem ver acumulações ainda maiores.
Mais ao sul, montanhas da Carolina do Norte enfrentarão gelo mesmo enquanto muitas comunidades ainda se recuperam do furacão Helene de 2024.
O sistema deve se afastar nas próximas horas, mas uma nova massa de ar vinda do Ártico avança na quinta-feira, prometendo mais frio, estradas escorregadias e novos desafios para a Costa Leste norte-americana.
