Anúncios

Fortes temporais isolados atingiram novamente o Sul do Brasil nesta quinta-feira e, tal como era alertado pela MetSul Meteorologia, as tempestades se concentraram mais em Santa Catarina e no Leste do Paraná com chuva localmente intensa e vendavais.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ

Forte temporal atingiu durante a tarde o município catarinense de Corupá, causando estragos. Várias moradias e empresas tiveram seus telhados arrancados pela força do vendaval, informou em balanço nas redes sociais a prefeitura local.

O vento derrubou árvores sobre a rede elétrica, causando falta de luz. Na área central, transformador explodiu e agravou a falta de eletricidade. Fábrica de móveis sofreu danos severos.

Tempestade severa atingiu também o município catarinense de Xaxim no início da tarde desta quinta-feira, deixando moradores da Linha Pedro Guerreiro, interior do município, sem energia elétrica. O desligamento foi provocado pela queda de árvores sobre a rede elétrica, danificando a estrutura e interrompendo o fornecimento.

Uma tempestade com fortes rajadas de vento atingiu ainda a cidade catarinense de Brusque na tarde desta quinta-feira com diversos danos pela cidade. Foi registrado o destelhamento quase completo da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Steffen, e vários estragos pela cidade.

O temporal também causou o desabamento de galpão e arrancou a cobertura de um bar na região central. O vendaval causou diversos danos na estrutura do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, conhecido como pavilhão da Fenarreco, e na Arena Brusque.

Ainda em Santa Catarina, temporal com chuva intensa causou alagamentos pelo segundo dia seguido na cidade de Blumenau. Várias ruas da cidade ficaram inundadas e os moradores tinham dificuldades para se locomover nas águas. O risco de deslizamentos é alto em morros da cidade. Houve alagamentos ainda em Itapoá.

Ainda como consequência dos temporais da quarta-feira, com chuva forte e vendaval que deixou estragos, o prefeito do município catarinense de Araquari decretou situação de emergência no dia de hoje.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUSQUE

Os temporais afetaram também nesta quinta-feira o Leste do Paraná. Chuva intensa com fortes rajadas de vento afetou o município de Morretes, onde no final da semana houve graves inundações por chuva extrema localizada. Em Paranaguá, pessoas foram resgatados com botes nos alagamentos. Ainda no Paraná, tempestade com vento e granizo fez estragos na cidade de Guarapuava durante a tarde.

Já no Rio Grande do Sul, como antecipado, o risco de temporais era menor. O que se deu foi chuva localmente forte a intensa de curta duração pelo ar tropical quente e úmido que atua sobre o Sul do Brasil e forma nuvens carregadas.

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, embora acompanhado de nuvens e alguns momentos de maior nebulosidade em parte do estado. Ainda pode ter chuva de caráter localizado em pontos do Oeste, Noroeste e o Norte do estado da tarde para noite, mas em poucos locais. Em quase todo o território gaúcho não chove nesta sexta.

Já em Santa Catarina e no Paraná, de acordo com o prognósticos dos meteorologistas da MetSul Meteorologia, pancadas localizadas vão atingir várias cidades e ainda há risco de alguns temporais isolados da tarde para a noite.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.