Segunda-feira amanheceu com muito frio no Rio Grande do Sul e geada em grande número de municípos sob influência da primeira massa de ar frio da semana | IARA PUNTEL

A semana começa e vai terminar sob influência de ar frio de origem polar, mas não será toda ela fria. Isso porque são duas incursões de ar frio em momentos distintos. A primeira já se deu ontem com uma queda brutal da temperatura. O sábado teve máximas acima de 30ºC em muitas cidades gaúchas, inclusive na Serra, e que chegaram a 33,5ºC no interior. Porto Alegre, com 32ºC e a área metropolitana, com 32,9ºC, tiveram o dia mais quente desde 27 de abril.

Então, na retaguarda de uma frente fria que trouxe chuva, raios, granizo e rajadas de vento chegou o ar gelado. Estações apontaram no começo do domingo 4,0ºC em Canguçu, 4,8ºC em Bagé, 4,9ºC em Livramento e Jaguarão, 5,0ºC em Caçapava, 5,8ºC em Dom Pedrito, 6,3ºC em Encruzilhada e 7,0ºC em Santiago. Porto Alegre tinha 11ºC de manhã ou 21ºC a menos que na tarde anterior.

A variação do sábado para o domingo foi impressionante nas marcas da tarde. Veja as diferenças de temperatura entre 15h de sábado e 15h de ontem: Canela de 25,2ºC para 4,2ºC; Caxias do Sul de 27,0ºC para 5,4ºC; Serafina Correa de 29,4ºC para 9,5ºC; Campo Bom de 32,5ºC para 12,2ºC; Porto Alegre de 32,0ºC para 12,6ºC; Santa Maria de 31,4ºC para 13,0ºC; e São José dos Ausentes de 22,5ºC para 5,1ºC.

No amanhecer desta segunda-feira, frio ainda mais intenso. Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu com menos de 5ºC. Termômetros indicaram marcas negativas com -4,5ºC em São José dos Ausentes, -3,3ºC em Pinheiro Machado, -2,0ºC em Soledade, -1,1ºC em Cambará do Sul, Bom Jesus e Herval, -0,9ºC em Vacaria, -0,7ºC em Muitos Capões, -0,6ºC em Getúlio Vargas, -0,4ºC em Espumoso e -0,2ºC em Pontão.

As madrugadas mais frias da semana são as de hoje e amanhã com geada em grande número de cidades. Só que, como é comum nesta época do ano, a influência do ar frio dura pouco. Por isso, após as tardes frias ontem e hoje, amanhã às máximas ficam perto ou ao redor de 20ºC na maioria das localidades.

Modelo europeu indica nova massa de ar frio chegando no sábado | METSUL

O aquecimento precede nova frente fria que trará chuva em pontos do Oeste, Centro e o Sul quinta e em quase todo o estado na sexta. A frente virá antes da segunda incursão de ar frio e a primeira de setembro. A nova massa de ar polar, de menor intensidade que a atual, toma conta do Rio Grande do Sul no próximo sábado e trará um fim de semana de encerramento da Expointer com frio e baixa sensação térmica.