As duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram fortes temporais na tarde e noite da quarta-feira com saldo de uma vítima fatal e estragos pelo vento muito forte.

Bombeiros trabalharam durante toda a noite para remover árvores derrubadas pelo temporal da tarde de ontem em São Paulo | PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL
Na cidade de São Paulo, mais de 340 árvores caíram pela chuva e o vento da tarde de ontem que deve ter ficado perto e acima de 100 km/h em alguns pontos, embora estações meteorológicas não tenham registrado mais de 60 km/h.
Foram registradas 7 quedas de árvores na zona Leste, 9 na zona Norte, 6 zona Sul e 321 nas zona Centro-Oeste. Nesta manhã de quinta, o Corpo de Bombeiros ainda atendia ocorrências nos bairros Butantã, Consolação, Pinheiros, Água Rasa, Santa Cecília e Jardim Paulista.
Uma das árvores caiu sobre um táxi na avenida Senador Queiroz, na região da Sé, no Centro, e matou o motorista do veículo, um homem de 43 anos. Outras duas pessoas que estavam no veículo foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na cidade do Rio de Janeiro, um temporal à noite com chuva forte, raios e vendaval atingiu mais bairros do Centro e da Zona Sul. A tempestade afetou transportes públicos, causou alagamentos e quedas de árvores.
Voos foram atrasados no Aeroporto Santos Dumont e o metrô chegou a ficar parado entre as estações Maracanã e São Cristóvão. Com alagamentos e problemas estruturais, o Hospital Souza Aguiar teve que interromper temporariamente, o atendimento na unidade. Quinze árvores caíram no Centro e na zona Sul.
Um circo instalado na Cidade Nova, na região central do Rio de Janeiro, há 21 anos operando no mesmo local, teve um prejuízo de mais de R$ 500 mil por causa do temporal. O circo teve a estrutura metálica derrubada pelo vento.
De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, todos os dias do restante desta semana entre hoje e sábado têm possibilidade de pancadas de chuva da tarde para a noite nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A chuva poderá ser localmente forte a intensa e em alguns dias poderá vir acompanhada de temporais com raios, rajadas de vento forte e queda de granizo.
Os dados analisados pela MetSul indicam que o cenário não se modifica na semana que vem com chance de chuva e temporais isolados todos os dias da semana que vem.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.