Anúncios

A MetSul Meteorologia antecipa que duas frentes frias vão chegar ao Sul do Brasil entre esta sexta-feira (16) e o domingo (18) com mudança do tempo, chuva e queda de temperatura, sendo que o segundo sistema frontal precederá uma massa de ar frio de maior intensidade que trará marcas abaixo do normal para esta época do ano.

ECMWF

O primeiro sistema frontal vai chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta e vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas no decorrer do dia, mas com grande variabilidade nos volumes e precipitações irregulares.

O tempo se instabiliza ainda entre a madrugada e o começo da manhã pelo Oeste e o Sul, avançando com chuva para as demais regiões no decorrer do dia e que terão ainda horas de sol e forte calor antes da mudança do tempo pela chegada da frente.

Os volumes de chuva, em geral, devem ser baixos na atuação deste primeiro sistema, mas isoladamente há risco de chuva forte de curta duração. Como haverá ar quente na dianteira do sistema frontal, podem se formar temporais isolados com possibilidade raios, vento forte e queda de granizo.

No sábado (17), a frente estará semi-estacionária sobre o Sul do país. Com o aquecimento diurno, áreas de instabilidade vão se formar com chuva e temporais isolados nos três estados da região em horas da tarde para a noite, podendo chover forte em alguns pontos.

A segunda-feira frente fria chega entre domingo (18) e segunda-feira (20). Vai alcançar o Rio Grande do Sul com muito escassa atividade, apenas provocando a rotação do vento para Sul com queda de temperatura em várias localidades.

Este segundo sistema frontal vai se acoplar à primeira frente, semi-estacionária sobre o Sul do Brasil, causando chuva especialmente entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná no domingo e parte da segunda-feira.

Primeira frente fria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nesta sexta | ECMWF

Segunda frente fria com escassa atividade no Rio da Prata no domingo | ECMWF

Na sequência, no começo da próxima semana, impulsionada por uma massa de ar frio de maior intensidade que estará avançando pela Região Sul, a frente fria vai se deslocar para o Sudeste do país com chuva forte e tempestades.

Esta massa de ar frio vai avançar sobre o Brasil no começo da próxima semana, provocando queda significativa da temperatura e encerrando um período de calor intenso no Sul e no Sudeste.

No Rio Grande do Sul, as madrugadas de segunda a quarta-feira terão temperaturas abaixo da média, com mínimas de 10°C a 12°C no Sul e Campanha, 16°C a 17°C em Porto Alegre e até 5°C a 7°C nos pontos mais altos dos Campos de Cima da Serra. Em Santa Catarina, o Planalto Sul pode registrar mínimas próximas de 5°C, com chance de geada fraca e isolada. No Paraná, Curitiba pode chegar a 11°C ou 12°C.

No Sudeste, São Paulo terá madrugadas frias para a época na próxima semana, entre 14°C e 16°C, e tardes amenas. No Rio de Janeiro, o principal efeito será a redução do calor, com noites mais agradáveis e máximas ao redor de 30°C. Áreas de maior altitude da Mantiqueira e do Sul de Minas também sentirão madrugadas mais frias.

Anúncios