Anúncios

O ingresso do ar polar derrubou a temperatura de ontem para hoje no Rio Grande do Sul. De acordo com a rede do Instituto Nacional de Meteorologia a virada na temperatura se aproximou de 20°C em partes do Estado. O frio chegou forte e tende a aumentar nas próximas horas.

O contraste térmico foi maior em cidades da Metade Norte do Estado onde o sábado teve sol e calor. Conforme o registro do INMET as maiores marcas de temperatura ocorreram nessas áreas, com  máxima de 31,8°C em Torres, 30,5°C em Campo Bom, 29,3°C em Teutônia e 27,2°C em São Luiz Gonzaga. Em Porto Alegre a máxima foi 27,2°C no jardim Botânico.

Na serra gaúcha, Canela  teve ontem máxima de 24°C e hoje fez 8,3°C, ou seja, uma virada de quase 16°C. Bento Gonçalves teve 24,6°C ontem  e hoje 9,9°C. Em São José dos Ausentes a temperatura ontem chegou a 21,3°C e hoje fez 9,3°C. O tempo úmido, com nuvens e chuva acentua a sensação de frio ao ar livre.

Na região metropolitana de Porto Alegre, Campo Bom teve máxima ontem de 30,5°C em contraste com 13,9°C hoje no mesmo horário. Porto Alegre passou de 27,1°C ontem para 14,2°C hoje.

No Vale do Taquari, a máxima ontem chegou a 29,3°C e hoje a temperatura era de 12,2°C no mesmo horário, ou seja, uma virada de 17,1°C. A instabilidade aumenta a sensação de frio ao ar livre neste domingo.

No Noroeste a máxima ontem chegou a 27,4°C em São Luiz Gonzaga e não passou de 15,7°C hoje. Em Santa Rosa a temperatura virou de 25,1°C para 13,3°C. Palmeira das Missões passou de 25,1°C para apenas 11°C.

No Sul e Oeste o tempo instável impediu uma elevação maior da temperatura durante o sábado, mas com a chegada do ar polar o frio aumentou muito hoje na região. De uma forma geral as máximas ontem ocorreram por volta das 14h. Em Quaraí ontem a temperatura chegou a 21,8°C e hoje fez 12,1°C. Em Canguçu ontem a máxima foi de 19,5°C e hoje fez 9,9°C.

Em Santa Catarina a virada na temperatura também foi enorme saindo de condições típicas de verão para padrão de inverno hoje. Em Araranguá ontem a máxima  foi de 32,2°C  e hoje faz 12,9°C.  Em Rio do Campo  ontem fez 27,1°C e hoje a tarde tem sensação de frio com apenas 14,6°C.  Em Florianópolis não foi diferente. Ontem a máxima chegou a 31,8°C e hoje a tarde é mais fria com 19,3°C.

NAS PRÓXIMAS HORAS ESFRIA MAIS

Posteriormente, o ar polar irá ganhar força nas próximas horas com expectativa de  a mínima no Estado ser registrada na noite deste domingo. A sensação de frio aumenta muito por todas as regiões.  O núcleo do ar polar estará se aproximando pelo Oeste e Sul  e, por isso, esfria mais nessas áreas.

De acordo com dados da rede do INMET a mínima hoje no Rio Grande do Sul até agora foi de 5,6°C em Canguçu. Em Bagé o dia começou com 5,6°C. Porto Alegre teve 10,3°C no bairro Jardim Botânico. Em São José dos Ausentes a mínima até agora foi de 7,5°C com 7,6°C em Cambará do Sul.

Nesse interim na medida em que o ar polar for avançando pelo território gaúcho tende a afastar as nuvens e a instabilidade. A noite com céu claro e o vento gelado do quadrante Sul terá acentuado declínio da temperatura e sensação de frio intenso em todas as regiões.

Modelos projetam que a temperatura despenca entre o fim da tarde e ao longo da noite de hoje. A tendência é das menores marcas se concentrarem na Metade Sul e Oeste do Estado.

A projeção é de a noite terminar com marcas entre 2 a 4°C em partes da Zona Sul, Campanha e Oeste gaúcho. Na faixa Central do Estado a temperatura poderá oscilar entre 3 e 5°C, assim como, nos Campos de cima da Serra.

Na região metropolitana de Porto Alegre depois de um amanhecer com marcas ao  redor de 10°C a noite de hoje deverá terminar com marcas ao redor de 8 a 9°C.