A MetSul Meteorologia adverte que o domingo do clássico Grenal em Porto Alegre será de intensa instabilidade atmosférica com elevado risco de chuva por vezes forte a intensa que será acompanhada de raios e trovoadas, não se descartando temporal.
Clássico Grenal no Beira-Rio terá instabilidade e vários momentos do domingo terão chuva moderada a forte com raios e trovoadas em Porto Alegre | JOSSIANO LEAL
O que vai acontecer? Uma frente fria vai avançar neste domingo pelo Rio Grande do Sul com ar quente em sua dianteira trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, o que vai formar nuvens muito carregadas e um grande número de tempestades no território gaúcho.
A capital gaúcha experimenta um sábado farroupilha de muitas nuvens com céu nublado a encoberto e o dia pode não terminar com tempo firme. Isso porque há chance de a chuva alcançar a área da capital da tarde para a noite de hoje, especialmente no período noturno.
A instabilidade mais forte é prevista para chegar no começo do domingo, na madrugada ou começo da manhã com o avanço de uma frente fria com nuvens muito carregadas a partir do Oeste e do Sul do estado.
Há risco de formação de uma linha de tempestades com a frente, assim não se pode afastar o risco de temporal com chuva forte, raios, rajadas de vento e ocasional granizo na chegada do sistema frontal.
O tempo ao longo do domingo vai estar chuvoso com vários momentos de precipitação por vezes moderada a forte, com trovoadas frequentes e períodos com muitos raios. Mesmo períodos de chuva torrencial não são descartados. Há chance de chuva em todos os turnos do dia, da madrugada ao período da noite, no fim do domingo.
Assim, o período que antecede o clássico Grenal e mesmo a hora do jogo, marcado para 17h30 no estádio Beira-Rio, deve ter chuva na cidade de Porto Alegre e em alguns instantes com maior intensidade.
Vários modelos projetam chuva de 50 mm a 80 mm para a área de Porto Alegre na soma de hoje até o começo da segunda-feira, mas algumas simulações computadorizadas chegam a sinalizar volumes perto e acima de 100 mm. Portanto, há possibilidade de alagamentos e subida de arroios na cidade.
Não haverá cheia do Guaíba neste domingo e na segunda, como alertou a prefeitura da capital, porque o que determina cheias não é o que chove em Porto Alegre, mas nas bacias dos rios que desembocam no Guaíba. E a água que cai nestes rios leva dias para alcançar a área da capital. Ademais, o Guaíba está perto da cota normal e seu nível era de 1,23 metro na manhã de hoje.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.