O sábado foi marcado por fenômenos meteorológicos extremos no centro da Argentina com grandes tempestades de granizo nas províncias de Buenos Aires e La Pampa, e tornados na província de San Luis.

Tornado neste sábado na província argentina de San Luis | REDES SOCIAIS

Em San Luis, moradores registraram a formação de tornados não supercelulares, conhecidos como landspouts, nas localidades de Paraje La Esquina e La Cañada. Embora esse tipo de tornado costume ser mais fraco do que os associados a supercélulas, sua ocorrência confirma a intensidade do episódio de instabilidade que atingiu a região.

Ao mesmo tempo, uma supercélula castigou com força a província de La Pampa, especialmente a cidade de Santa Rosa. O fenômeno, que ganhou força por volta das 5h30, começou com pedras de granizo de tamanho mediano e logo evoluiu para uma granizada intensa que durou mais de 30 minutos.

O resultado foi impressionante: ruas, telhados e veículos ficaram cobertos por uma camada de gelo que, em alguns pontos, chegou a 50 centímetros de altura.

O meteorologista local Jeremías Baraldi explicou que se tratou de “uma situação extrema, raramente vista”. Segundo ele, a tormenta ingressou pelo Oeste e avançou sobre grande parte da capital pampeana antes de seguir para o leste.

Leia tambémCiclone extratropical gigante no Atlântico Sul eleva risco de ressaca

“Os blocos de granizo foram se acumulando e se fundindo até formar verdadeiros colchões de gelo nas ruas”, relatou. Baraldi estimou ainda que, além do gelo, a precipitação líquida chegou a cerca de 40 milímetros, o que agravou os alagamentos em vários bairros.

Os locais mais afetados foram aqueles com drenagem limitada, como o bairro Escondido, onde reservatórios pluviais já estavam entre 80% e 90% da capacidade. “A água do derretimento do granizo também contribuiu para os alagamentos, complicando ainda mais a situação dos moradores”, disse.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) havia antecipado o cenário ao emitir alerta laranja para grande parte da província, incluindo departamentos como Capital, Realicó, Quemú Quemú, Catriló e Toay. Também foi mantido alerta amarelo para setores do sul e do oeste, como Chalileo, Limay Mahuida e Loventué.

As chuvas também foram intensas em outras localidades. Em Jagüel del Monte, por exemplo, choveu cerca de 70 milímetros em poucas horas. Já em Quemú Quemú, Eduardo Castex, Bernardo Larroudé e General Acha houve danos causados pelo granizo e pela grande quantidade de água. Moradores relataram que várias casas ficaram totalmente alagadas, com prejuízos materiais significativos.

Leia tambémNeve extrema fecha fronteira entre Chile e Argentina por 34 dias

Temporais com granizo, alguns com pedras de grande tamanho, atingiram ao longo deste sábado também a província de Buenos Aires. Os temporais provocaram danos, embora tenham afetado mais zonas rurais.

Os fenômenos severos resultam do forte contraste térmico que atinge atualmente o país vizinho que está sob influência de uma massa de ar tropical muito quente e úmida, com características semelhantes às da Amazônia. O avanço de uma frente fria vinda do Pacífico, que chegou a provocar neve no Sul e Oeste do país, ao encontrar o ar quente, gerou as condições ideais para as tempestades severas que agora vão atingir o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil entre este domingo e a segunda-feira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.