O Rio Grande do Sul teve no sábado o sétimo dia seguido com máximas de 40ºC ou mais. Os termômetros marcaram 42,8ºC na estação automática particular de Santa Rosa, maior marca desde o começo das observações voluntárias há 18 anos. Fez ainda 40,5ºC na estação particular de Teutônia, 39,9ºC em Santa Cruz do Sul, 39,2ºC em São Luiz Gonzaga, 39,0ºC em São Borja, 38,4ºC em Iraí e 38,2ºC em Lajeado. A inesperada formação de um sistema convectivo de mesoescala na costa do Litoral Norte trouxe mais nuvens e vento para Porto Alegre, frustrando um aquecimento maior. A máxima em Porto Alegre foi de 34,6ºC, valor abaixo do que era previsto. A proximidade da Capital da costa, onde atuava a instabilidade, trouxe a máxima menor, tanto que em Santa Cruz do Sul, cidade relativamente próxima de Porto Alegre, porém mais continentalizada, fez quase 40ºC. A Capital teve uma madrugada rara de calor com marcas acima de 30ºC a noite toda em alguns bairros. A temperatura não baixou de 28,3ºC na estação convencional do Jardim Botânico, o que teria sido a maior mínima em 104 anos de dados da cidade não fosse a chuva e o temporal de verão com vento (foto abaixo de Danilo Chagas Ribeiro do site Popa) que derrubou a temperatura para 21,1ºC. Na Barra do Chuí, no final do sábado, houve vendaval com rajadas de 106,5 km/h.


Na sexta, o Rio Grande do Sul teve máximas de 42,6ºC em Santa Rosa, 42ºC em Taquara, 41,6ºC em Santa Cruz do Sul, 41,4ºC em Porto Alegre (Metroclima), 41,2ºC em Teutônia, 41ºC em Canoas e Campo Bom, 40,8ºC em São Leopoldo, 40,4ºC em Lajeado, 40,2ºC em Santa Maria, 40,1ºC em Pelotas, 39,5ºC em Rio Pardo, 39,0ºC em São Gabriel, 38,5ºC em Alegrete e 38,0ºC em Quaraí. O forte calor estimulou a formação de áreas de instabilidade com temporais isolados. Passo Fundo teve vendaval de 119 km/h na estação do Inmet com quedas de muitas árvores e postes na cidade (foto abaixo da Rádio Uirapuru). Já em Novo Hamburgo (foto abaixo de Alexandre Pinto), o fim de tarde foi de sol, chuva, arco-íris e até granizo.


A massa de ar quente volta a se reforçar neste domingo no Rio Grande do Sul com marcas de extremo calor, ao redor dos 40ºC em Porto Alegre na maior parte da cidade com marcas até acima em alguns bairros, e de até 42ºC ou superiores no interior e nos vales. As máximas vão seguir ao redor ou acima dos 40ºC até quarta-feira com possíveis valores extremos de 42ºC a 44ºC e possibilidade de novos recordes históricos. Na quinta, a temperatura despenca e na sexta e no sábado vai estar bem ameno com a atuação de uma massa de ar frio. É preciso estar atento ao risco muito alto de chuva forte ou temporais de vento forte e granizo da tarde para a noite da quarta e entre quinta e sexta, o que será melhor detalhado na semana. Entre hoje e terça, entretanto, temporais (até localmente fortes a severos) podem ocorrer no Estado, mas serão bastante isolados.