Anúncios

Calor será a marca desta quarta e da quinta-feira no Rio Grande do Sul com marcas muito acima da média da época do ano e máximas de verão em diversas cidades | ROSINARA FERREIRA

O Rio Grande do Sul ainda amanheceu com frio nesta terça-feira com mínimas de 0,2ºC em São José dos Ausentes e 5,6ºC no extremo Sul de Porto Alegre, mas, como previsto, uma massa de ar quente rapidamente começou a invadir o estado a partir do Nordeste da Argentina com o afastamento do ar frio para o oceano e vai trazer calor de primavera por dois dias antes da virada do tempo com uma frente fria.

A tarde desta terça-feira, com isso, já registrou calor no Rio Grande do Sul. As máximas foram a 30,5ºC em Colinas, 30,1ºC em Teutônia, 29,8ºC em São Francisco de Assis e Estrela e 29,7ºC em Santa Rosa e Porto Xavier. Em Porto Alegre, as máximas ficaram entre 26ºC e 27ºC. Já na área metropolitana, a máxima atingiu 28,8ºC em Campo Bom.

A MetSul Meteorologia antecipa que ar ainda mais quente toma conta do estado gaúcho nesta quarta-feira, o que vai favorecer uma maior elevação da temperatura. O ar quente é trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude, que tem origem na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil.

Sob o domínio de ar mais quente, a tarde desta quarta-feira terá máximas elevadas na maior parte do Rio Grande do Sul. Máximas perto ou acima de 30ºC são esperadas em um grande número de cidades gaúchas com marcas nos termômetros à tarde até 10ºC acima do normal para esta época do ano em algumas áreas do estado.

A previsão da MetSul Meteorologia para esta quarta-feira indica máximas entre 29ºC e 30ºC nas diferentes regiões da cidade de Porto Alegre. Na região metropolitana, por sua vez, especialmente no Vale do Sinos, a tarde pode ter 31ºC.

Nos vales, as máximas tendem a se situar entre 30ºC e 32ºC durante a tarde. Já no Noroeste, os termômetros devem marcar entre 30ºC e 32ºC em diversas localidades. Na Fronteira Oeste, máximas devem se situar também entre 30ºC e 32ºC.

Na quinta-feira, o calor ganha ainda mais força. Horas antes da chegada de uma frente fria, o aporte de ar quente no Rio Grande do Sul vai aumentar e elevar ainda mais a temperatura. A tarde de quinta terá máximas de verão com valores até 12ºC a 15ºC acima da climatologia desta época do ano em algumas cidades.

De acordo com o prognóstico da MetSul, a tarde de quinta terá máximas ao redor ou acima de 30ºC na maioria das cidades gaúchas. São previstas máximas acima de 30ºC principalmente no Noroeste, Oeste e na Depressão Central, o que inclui o Centro do estado, os vales, a capital e a Grande Porto Alegre.

Porto Alegre deve ter na quinta máximas de 31ºC a 32ºC enquanto no Norte da Grande Porto Alegre, no Vale do Sinos, pode fazer 32ºC ou 34ºC, o que também se prevê para os outros vales. No Noroeste e no Oeste, muitas cidades terão de 31ºC a 33ºC, não se afastando marcas de 33ºC a 34ºC em alguns municípios.

O calorão não se mantém na sexta-feira por conta da chegada de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão que vai dar origem a um ciclone centenas de quilômetros ao Sul do estado. Esta frente já trará chuva para pontos do Oeste e do Sul na quinta-feira, mas a instabilidade será mais ampla no Rio Grande do Sul na sexta-feira.

O começo da sexta-feira ainda deve ter tempo quente e abafado em diversas localidades, mas com o avanço da frente fria se espera que as máximas não se elevem muito pela instabilidade. No fim de semana, as marcas serão muito mais agradáveis durante o dia.