Diplomata Daniel Machado da Fonseca liderava as negociações internacionais do Brasil na questão climática e estava na África quando morreu | IISD/ENB/REPRODUÇÃO

A diplomacia brasileira dedicada ao enfrentamento às mudanças climáticas teve a perda do seu maior nome com a morte precoce do diplomata Daniel Machado da Fonseca, coordenador de Ação Climática no Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com informações do Itamaraty, o diplomata faleceu ontem, vítima de um infarto, quando estava em Ruanda, na África, representando o Brasil na reunião do Conselho Fundo Verde para o Clima.

Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca se formou em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e possuía Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Daniel Machado da Fonseca ingressou na carreira diplomática em 2006 e serviu nas embaixadas brasileiras em Nairobi (Quênia), Roma (Itália) e Nova Déli (Índia). Nos tempos recentes, era chefe da Divisão de Ação Climática do Ministério das Relações Exteriores e coordenava a força tarefa de clima no G20.

“Sua trajetória no Itamaraty foi marcada por reconhecidas competência e dedicação. Contou sempre com o respeito e o carinho de todos seus colegas, no Brasil e no exterior”, destacou o Itamaraty em comunicado.

“Daniel nos deixou precocemente fazendo o que mais amava, atuando em nome do seu país, em defesa dos mais vulneráveis e de soluções para o planeta. O Itamaraty perde um grande quadro e o Brasil, um cidadão exemplar”, afirmou o presidente Luis Inácio Lula da Silva em mensagem em rede social.

Os trabalhos do Conselho Fundo Verde para o Clima, que estavam sendo realizados em Ruanda, foram paralisados em memória do diplomata. Daniel Machado da Fonseca tinha 45 anos e deixa esposa e filha, informou a nota do Itamaraty.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.