A diplomacia brasileira dedicada ao enfrentamento às mudanças climáticas teve a perda do seu maior nome com a morte precoce do diplomata Daniel Machado da Fonseca, coordenador de Ação Climática no Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com informações do Itamaraty, o diplomata faleceu ontem, vítima de um infarto, quando estava em Ruanda, na África, representando o Brasil na reunião do Conselho Fundo Verde para o Clima.
Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca se formou em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e possuía Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Daniel Machado da Fonseca ingressou na carreira diplomática em 2006 e serviu nas embaixadas brasileiras em Nairobi (Quênia), Roma (Itália) e Nova Déli (Índia). Nos tempos recentes, era chefe da Divisão de Ação Climática do Ministério das Relações Exteriores e coordenava a força tarefa de clima no G20.
“Sua trajetória no Itamaraty foi marcada por reconhecidas competência e dedicação. Contou sempre com o respeito e o carinho de todos seus colegas, no Brasil e no exterior”, destacou o Itamaraty em comunicado.
“Daniel nos deixou precocemente fazendo o que mais amava, atuando em nome do seu país, em defesa dos mais vulneráveis e de soluções para o planeta. O Itamaraty perde um grande quadro e o Brasil, um cidadão exemplar”, afirmou o presidente Luis Inácio Lula da Silva em mensagem em rede social.
Tomei conhecimento, com pesar, do falecimento do diplomata Daniel Machado Fonseca, durante missão oficial que realizava em Kigali, Ruanda. Daniel nos deixou precocemente fazendo o que mais amava, atuando em nome do seu país, em defesa dos mais vulneráveis e de soluções para o… pic.twitter.com/nG40PWrjok
— Lula (@LulaOficial) March 4, 2024
Os trabalhos do Conselho Fundo Verde para o Clima, que estavam sendo realizados em Ruanda, foram paralisados em memória do diplomata. Daniel Machado da Fonseca tinha 45 anos e deixa esposa e filha, informou a nota do Itamaraty.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.