Centro de baixa pressão entre o Uruguai e o Estado trouxe chuva forte ontem para todas as regiões gaúchas. Houve momentos de forte a torrencial em algumas cidades gaúchas. Cidades do Planalto Médio chegaram a ter 50 a 75 mm só na manhã de ontem. Volumes de mais de 100 mm foram anotados no Noroeste gaúcho no intervalo de 24 horas entre a tarde de terça e ontem. Santo Augusto, por exemplo, chegou a 116,2 mm. Em Santa Rosa, a estação do Inmet apontou quase 90 mm. O começo do outono foi marcado ainda por vento forte no Estado, tal como era alertado. Rajadas de até 50,4 nós (93,4 km/h) foram registradas na barra do Porto de Rio Grande, que por conta do forte vento e o mar agitado com ondas de até 4 metros teve as suas operações suspensas. Em Pelotas, o forte vento provocou queda de árvores. A atuação da área de baixa pressão provocou rajadas também de 82 km/h em Soledade, 80 km/h em Cruz Alta, 79 km/h em Tramandaí e de 77 km/h no Chuí.


Vento derrubou árvores em Pelotas – Foto de Roberto Dias cortesia do Diário Popular


Começo do outono teve mar agitado no Litoral Norte por Marcelo Nitschke

O primeiro dia do outono em Porto Alegre foi ameno e cinzento com chuva e garoa na maior parte do período. No fim da tarde, contudo, com a nebulosidade menos espessa e chuva fraca ainda sobre a cidade, os raios de sol do ocaso acabaram por gerar um espetáculo no céu da Capital que chamou atenção. Logo no primeiro entardecer do outono, o porto-alegrense testemunhou tons fortemente alaranjados no céu, e foi brindado ainda com arco-íris que agitou as redes sociais na cidade.


Fim de tarde com sol e chuva ontem em Porto Alegre por Giovanni Martins (acima) e Filipi Silva Rocha (abaixo)


Arco-íris na zona Leste de Porto Alegre por Eduardo Straliotto


Arco-íris no Centro de Porto Alegre por Alexandre Soares


Arco-íris no Centro de Porto Alegre por Bolívar Tavares

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul hoje. Na madrugada houve nevoeiro em muitos pontos do Estado. Como choveu em várias regiões até o fim da quarta-feira e o céu limpou rapidamente na madrugada de hoje, a perda de radiação e o resfriamento com alta umidade favoreceram o registro de nevoeiro. A circulação de umidade da área de baixa pressão no oceano ainda traz nuvens no decorrer do dia e não se pode afastar até mesmo chuva localizada hoje da tarde para a noite, sobretudo no Leste do Estado. Amanhã, o sol vai predominar no Rio Grande do Sul com chance ainda de alguma precipitação esparsa, predominantemente na forma de chuvisco, em alguns pontos do Nordeste gaúcho nas primeiras horas do dia.


No fim de semana, o sol brilha com tempo aberto e ar mais seco no Rio Grande do Sul, o que vai propiciar frio à noite e tardes agradáveis com aquecimento gradual. Persistirão as condições favoráveis ao registro de nevoeiro localizado ao amanhecer. Uma nova área de baixa pressão pode trazer instabilidade para o Estado entre terça e quarta da semana que vem. Interessante é que o modelo europeu (imagem acima com projeção para próxima quarta-feira) sinaliza repetidamente vórtice ciclônico junto ao Leste gaúcho. Antes, o sol aparece na segunda-feira com marcas de até 30ºC em algumas cidades.