Anúncios

A massa de ar frio e de alta pressão tem garantido dias bonitos no Rio Grande do Sul nesta semana. O tempo ensolarado outra vez será a condição predominante nesta quinta-feira, mas o dia deve começar com nevoeiro localizado novamente em vários pontos do Rio Grande do Sul, associado ao forte resfriamento noturno. Bancos de nevoeiro são esperados na região da Grande Porto Alegre. A madrugada o amanhecer são frios em todo o Estado e as mínimas em algumas cidades, como a Capital e municípios da área metropolitana, vão ser até menores que nos últimos dias com marcas de 3ºC na Grande Porto Alegre e 5ºC na Capital no começo da quinta. Com o gradual enfraquecimento do ar polar, aquece mais e a tarde será amena e agradável nesta quinta-feira com máximas ao redor de 20ºC na maioria das regiões e de até 21ºC ou 22ºC em Porto Alegre.


Amanhecer de céu claro e temperatura baixa nesta quarta-feira em Ijuí – Fabiano Bernardes/Rádio Progresso


Amanhecer de tempo aberto teve frio de 5ºC nesta quarta-feira em Campo Bom, no Vale do Sinos – Rafael Cabral

O frio também tem sido a tônica do período noturno nesta semana no Rio Grande do Sul, o que tem trazido geada para algumas regiões. Ontem, terça, as mínimas no Estado foram de 1,1ºC em Soledade, 1,3ºC em Santa Rosa, 2,2ºC em Livramento, 2,4ºC em Cruz Alta, 2,7ºC em Caxias do Sul, 3,2ºC em São Gabriel, 3,4ºC em Santo Augusto e Quaraí, 3,5ºC em Alegrete, 4,2ºC em Pelotas, 4,4ºC em Santa Maria, 4,5ºC em Canela e 4,6ºC em Frederico Westphalen. Nesta quarta, a temperatura caiu a 0ºC no Alto da Serra do Botucaraí. As madrugadas seguem frias nesta quinta e na sexta, mas no fim de semana, em razão da chuva, as mínimas sobem. Na próxima semana, porém, o frio se fará presente com mais força à noite.

Outra presença constante nas madrugadas desta semana tem sido o nevoeiro. Porto Alegre e região, assim com vários pontos do interior, começaram a terça sob forte nevoeiro. Na Grande Porto Alegre, o metrô operou com velocidade reduzida, motoristas dirigiram com faróis acesos e o aeroporto suspendeu pousos e decolagens. O cenário era muito propício à cerração. Sondagem por balão às 9h de ontem no aeroporto mostrou pequenas, mas várias inversões térmicas até 2700 metros de altitude, o que favoreceu não só o nevoeiro como sua longa duração. Em superfície, às 9h fazia 9ºC, mas a 560 metros de altitude a temperatura era de 11,2ºC. O Salgado Filho reportou nevoeiro (fog ou FG no código de aviação) das 2h55m a 10h30m da manhã. O momento máximo de restrição de visibilidade se deu entre 4h e 6h da manhã com apenas 200 metros. Na Base Aérea de Canoas caiu a só 100 metros. Nesta quarta, o nevoeiro foi mais localizado na zona Norte de Porto Alegre e voltou a afetar operações no Salgado Filho. A sondagem uma vez mais demonstrou a presença de inversão térmica.


Nevoeiro muito denso na Grande Porto Alegre no começo da tarde cobriu a ponte da BR-448 – Alexandre Aguiar/MetSul


Aeroporto Salgado Filho teve as suas operações afetadas pelo segundo dia seguido nesta quarta-feira – Tarsila Pereira/CP

As condições devem seguir favoráveis ao registro de nevoeiro no Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre, nas madrugadas desta quinta e sexta-feira. Na próxima semana, com base nos dados de hoje, os gaúchos devem ter mais dias de cerração durante as primeiras horas do dia. Este é período do ano em que historicamente há uma alta frequência de nevoeiro.