Anúncios

Deu praia! O sábado chegou a ter muitas nuvens baixas cobrindo o Leste do Rio Grande do Sul no começo do dia, mas depois o tempo abriu com sol na maioria das cidades, incluindo em Porto Alegre que teve uma manhã de céu encoberto e uma tarde com predomínio do sol. No Litoral Norte, em muitas praias o sol já apareceu de manhã e predominou durante este sábado para a alegria de quem se deslocou para a costa no feriadão.

Deu para tomar banho de sol na orla de Capão da Canoa neste sábado | Luiz Salazar

Praia deserta a despeito do céu azul em Atlântida Sul na manhã deste sábado | Nilson Wolff

Ar mais quente começou a ingressar pelo Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul. As máximas neste sábado no Noroeste do Estado chegaram a 29,5ºC em Santa Rosa e 29,2ºC  em Porto Xavier. Na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou a 26ºC em Campo Bom e ficou apenas 1ºC abaixo do que era previsto de máxima para a tarde. Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a estação automática marcou máxima de 24,4ºC. Somente não esquentou mais devido à presença de muitas nuvens no período da manhã, o que se antecipava iria ocorrer.


Ar muito quente está avançando para o Rio Grande do Sul. A máxima hoje no aeroporto de Assunção, no Paraguai, chegou aos 36ºC. Em alguns pontos do Paraguai, os termômetros marcaram mais de 40ºC na tarde deste sábado. Foz do Iguaçu, no Sudoeste do Paranã, passou dos 35ºC. Por isso, aquece ainda mais em algumas regiões do Rio Grande do Sul neste domingo. No Noroeste gaúcho, as máximas devem passar dos 30ºC em diversos municípios.

Previsão do tempo para amanhã

O avanço do ar quente deve começar a instabilizar o tempo no Estado neste domingo. No Sul e no Leste do Estado, a previsão do tempo da MetSul aponta que a primeira metade do dia terá muitas nuvens baixas e neblina em pontos do Sul e do Leste gaúcho com chance mesmo de precipitação leve, sobretudo na forma de garoa. Há possibilidade de nevoeiro costeiro, fenômeno que neste sábado era observado no Rio da Prata e na costa do Uruguai. Nas demais regiões gaúchas, a maior parte das cidades começa o domingo com sol e nuvens.


No decorrer do domingo, com o ingresso de ar muito quente, uma frente quente começa a se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade trazem chuva primeiro em pontos do Oeste e que depois avança para o Sul gaúcho que deve ter chuva e trovoadas da tarde para a noite.

A instabilidade deve avançar pela Lagoa dos Patos e não se afasta que possa alcançar a área de Porto Alegre no final do domingo. Esta frente quente atua com força no Sul do Rio Grande do Sul durante a segunda-feira com muita chuva, grande quantidade de raios e tempestades de granizo.

Anúncios