Um episódio muito localizado de chuva extrema causou destruição no limite de Bom Princípio e São Vendelino na noite de ontem (2). As imagens dos estragos lembram a de um terremoto.

A precipitação que desabou sobre a região gerou correnteza que chegou a virar carros. Na comunidade de Piedade, na divisa dos municípios de Bom Princípio e São Vendelino, os estragos foram significativos com o asfalto recém contruído destruído pela força da água. 

Moradores da região contam que a correnteza da água chegou a arrastar uma mulher, que teve que ser socorrida por familiares. Não houve vítimas. 

A enxurrada provocou um deslizamento de terra na altura do quilômetro 36 da RS-122, em São Vendelino. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, houve bloqueio parcial nos dois sentidos da via na manhã desta quarta-feira (3). 

Técnicos do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) trabalham na limpeza do trecho no decorrer do dia.

Estação meteorológica automática no município de São Vendelino registrou apenas 23 mm, logo choveu muito mais em pontos distintos da estação na localidade para que ocorressem danos tão extensos, o que é corroborado por uma medição de estação hidrológica da CPRM que acusou quase 90 mm. A MetSul havia alertado para o risco de chuva extrema isolada.