A Indonésia e o Timor Leste enfrentam um desastre natural. As inundações repentinas causadas provocaram destruição e ao menos cem pessoas morreram. Há dezenas de desaparecidos.
Com efeito, o ciclone tropical Seroja castigou a Indonésia e também o Timor Leste. O sistema foi responsável por inundações, deslizamentos de terra e ventos intensos.
A Indonésia contabiliza 80 vítimas e o Timor Leste 27 mortos. Mais de 7 mil pessoas deixaram suas residências para locais seguros.
A building collapsed in Dili, East Timor, as floodwaters following heavy rainfall from Tropical Cyclone Seroja eroded the foundation below. https://t.co/2H6ay8guIX pic.twitter.com/SIE3qhLkF9
— ABC News (@ABC) April 5, 2021
A enchente alcançou entre 3 e 4 metros de altura e, com isso, alguns residentes tiveram que se refugiar nos telhados de suas casas.
As autoridades locais dizem que o episódio de inundações é o pior dos últimos 40 anos. O acesso em algumas áreas ficou difícil por árvores caídas e estradas que desapareceram. O número de vítimas e desaparecidos possa ser ainda maior.
Períodos de ciclones
O período favorável à formação de ciclones tropicais no Oceano ìndico, que banha a Indonésia e o Timor Leste tem dois picos. O primeiro, por exemplo, entre abril e maio, antes do início das monções. O segundo, em outubro e novembro, logo depois das monções.
Este pico duplo ocorre porque durante o período de monção a forte variação da intensidade do vento inibe a formação dos ciclones.
O que são as monções?
Em síntese, as monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre no Sul e Sudeste da Ásia.
Trata-se de um fenômeno que propicia a ocorrência de muita chuva em um período do ano e secas rigorosas em outro.
Por fim, os ventos de monções caracterizam-se pela variação de sua direção de acordo com a mudança das estações do ano.
Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima,. Ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.