O ciclone extratropical que trouxe chuva histórica e desastre ao Rio Grande do Sul está se afastando da Costa e irá impulsionar a chegada de ar seco e frio. O começo do sábado já teve queda na temperatura em todas as regiões.
De acordo com a rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura mínima foi de 2,7°C em Quaraí, 4°C em Bagé, 4,9°C em Tupanciretã, 5,3°C em Cruz Alta e Jaguarão, 6,4°C em Passo Fundo e Santiago, 6,6°C em São José dos Ausentes e 6,7°C em Canguçu.
Na região metropolitana de Porto Alegre a capital teve a mínima foi de 11°C no jardim Botânico e 9,7°C no Belém Velho. Campo Bom anotou 12°C. A temperatura não baixou mais em razão da presença da umidade e das nuvens.
Nesse ínterim estações particulares registraram 1,4°C em Herval, 3,1°C em Soledade, 3,9°C em Vila Nova do Sul,4,4°C em São Sepé, 4,5°C em IJuí, 4,7°C em Jóia, 5°C em Caçapava do Sul e Aceguá, 5,2°C em Espumoso.
Em Santa Catarina e Paraná também fez frio no amanhecer. No estado catarinense o INMET registrou 2,7°C no Morro da Igreja, 4°C em Rancho Queimado, 6,5°C em Rio Negrinho, 6,8°C em Clevelandia. No Paraná fez 4,5°C em General Carneiro, 5,1°C em Jaguariaiva, 6,4°C em Cambará, 6,9°C em Colombo.
TARDE DE SÁBADO
Nas próximas horas deste sábado a expectativa é de o ar mais seco dissipar as nuvens em todas as regiões. Como resultado a tarde terá tempo firme com sol e a temperatura sobe gradativamente.
As áreas afetadas pelas inundações causadas pelo ciclone terão tempo firme que auxiliará nas atividades de limpeza e reconstrução. A tendência é de redução das áreas alagadas com o retorno do tempo mais firme. Por outro lado, o nível dos rios segue em alta com risco de cheia em pontos da bacia do rio do Sinos, Caí e Gravataí.
O Rio dos Sinos, em sua régua em São Leopoldo, já ultrapassou o nível de alerta e está subindo 2 centímetros por hora ⤵ https://t.co/3MuEsA8YNk
— Jornal VS (@jornalvs) June 17, 2023
A temperatura sobe devagar em razão da chegada de um sistema de alta pressão atmosférica com ar frio. Nesse sentido a máxima chega a 18°C na fronteira com a Argentina, oscila ao redor de 13 a 15°C em cidades da Campanha, Centro e Sul. Nos Campos de cima da serra o dia será frio com máxima que não chega a 10°C em alguns municípios.
A noite do sábado terá sensação de frio em grande parte das regiões com o avanço do ar polar. Entre 21 e 22h a temperatura tende a baixar de 1o°C em grande parte das regiões antecipando um amanhecer de domingo gelado.
DOMINGO TERÁ FRIO E GEADA
A massa de ar seco e frio toma conta do Sul do país com previsão de céu claro em toda a região. Como resultado o amanhecer domingo terá frio de inverno em todas as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em grande parte da região a temperatura tende a baixa de 5°C com frio típico de inverno. O ar seco associado ao vento calmo eleva o risco de formação de geada em grande parte das regiões, sobretudo, do interior e pontos de serra.
A mínima irá baixar de zero nos três estados do Sul do país. No Rio Grande do Sul projeção de 0 a -1°C em pontos da Campanha, Serra Sudeste e Campos de cima da Serra. Em Santa Catarina previsão de -1°C no Planalto Sul. No Paraná mínima entre 0 e -1°C no Sul do Estado nos arredores da serra de Palmas.
Durante a tarde o tempo fica ensolarado o que propicia o aquecimento gradativo. As máximas deverão oscilar entre 16 e 18°C no Oeste de toda a região. Áreas do Sul do Paraná, Centro/Leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão uma tarde relativamente fria com máximas entre 13 e 15°C.