Pelo menos quatro pessoas morreram enquanto a tempestade tropical Debby avançava pelo estado norte-americano da Flórida nesta segunda-feira, ameaçando os estados do Sudeste dos Estados Unidos com chuvas intensas e inundações catastróficas.
Um menino de 13 anos morreu quando uma árvore caiu sobre uma casa móvel no Condado de Levy, disse o escritório do xerife local, depois que Debby tocou o solo na costa do Golfo da Flórida mais cedo na segunda-feira como um furacão de categoria um.
As autoridades informaram que um motorista de caminhão morreu após seu caminhão cair em um canal no Condado de Hillsborough, enquanto uma mulher de 38 anos e um menino de 12 anos morreram em um acidente de carro no Condado de Dixie.
A tempestade deve se deslocar para a Geórgia durante a noite, antes de se afastar da costa e se aproximar da costa da Carolina do Sul na quinta-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC). “Este é um risco nível quatro de quatro para chuvas excessivas,” disse Michael Brennan, diretor do NHC, aos repórteres.
“Isto vai resultar em um evento prolongado de chuvas extremas com potencial para inundações catastróficas nas partes costeiras da Geórgia, Carolina do Sul, e até mesmo se estendendo até a Carolina do Norte,” acrescentou.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que cerca de 250.000 residentes em seu estado estavam sem energia elétrica. “Por favor, tenham muito cuidado ao sair,” disse ele, acrescentando que os ventos de Debby não foram tão prejudiciais quanto os furacões anteriores que atingiram a Flórida.
O presidente Joe Biden aprovou no domingo uma declaração de emergência para a Flórida, permitindo que a ajuda federal fosse acelerada. DeSantis ativou a Guarda Nacional do estado, com mais de 3.000 membros mobilizados para ajudar na resposta à tempestade.
No final da tarde, o NHC informou que a tempestade registrava ventos sustentados máximos de 85 km/h enquanto atravessava a Flórida. Avisos de ressaca — sinalizando uma inundação com risco de vida devido ao aumento das águas — estão em vigor em partes da Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.
Debby deve trazer “chuvas potencialmente históricas” de até 30 polegadas (750 mm) à medida que se desloca para o norte, disse o NHC. No entanto, informou que Debby estava enfraquecendo após tocar o solo anteriormente com velocidades sustentadas de 130 km/h como um furacão de categoria um — o mais baixo em uma escala de cinco.
Evacuações obrigatórias foram ordenadas para parte do Condado de Citrus, Flórida, com oito outros condados sob ordens de evacuação voluntária, informaram veículos de mídia locais. A polícia na cidade de Sarasota disse que cerca de 500 residentes foram evacuados de suas casas inundadas.
Os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul declararam estado de emergência antes da chegada da tempestade. Enquanto isso, a Patrulha de Fronteira dos EUA anunciou que Debby trouxe 25 pacotes de cocaína para a costa dos Keys da Flórida, onde foram apreendidos.
Em julho, pelo menos 18 pessoas morreram quando o poderoso Furacão Beryl devastou o Caribe antes de atingir os estados do Sul dos EUA, como Texas e Louisiana. Cientistas afirmam que as mudanças climáticas provavelmente desempenham um papel na intensificação rápida de tempestades como a Beryl, porque há mais energia em um oceano mais quente para elas se alimentarem.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.