Anúncios

Imagens de satélite divulgadas pela NASA mostram que houve um declínio enorme dos níveis de poluição na China, resultado da acentuada diminuição da atividade econômica nos meses de janeiro e fevereiro em consequência das medidas restritivas adotadas pela crise do novo coronavírus.

Os mapas da NASA mostram um enorme contraste entre os níveis de dióxido de nitrogênio observados nos dois primeiros meses de 2019 e agora em janeiro e fevereiro de 2020.

Números divulgados no sábado pela China indicaram uma queda recorde da produção industrial do país, em níveis superiores ao da crise de 2008 e 2009 que abalou a economia mundial. Os cientistas observam que a redução nos níveis de dióxido de nitrogênio, gás emitido por veículos automotores e instalações industriais, ocorreu primeiramente perto de Wuhan e na província de Hubei, local em que surgiu o novo vírus.

“É a primeira vez que vejo queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico”, disse Fei Liu, pesquisador de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa, em um comunicado divulgado pela agência espacial dos Estados Unidos.

Segundo a NASA, as celebrações do Ano Novo Lunar da China, no final de janeiro e início de fevereiro, também registraram reduções na poluição no passado, mas neste ano a poluição seguiu baixo após o fim do feriado.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

🦠 Febre

🦠 Tosse

🦠 Dificuldade para respirar

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

👉🏽 Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

👉🏽 Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

👉🏽 Evitar contato próximo com pessoas doentes.

👉🏽 Ficar em casa quando estiver doente.

👉🏽 Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

👉🏽 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

👉🏽 Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 

Anúncios