Previsão do tempo para Porto Alegre e região alerta para chuva por vezes forte a torrencial com trovoadas entre a madrugada e a manhã de hoje com muitas nuvens ainda amanhã ainda em parte do dia | ANSELMO CUNHA/PMPA/METSUL METEOROLOGIA

A quinta começa com muitas nuvens e chuva na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Na Metade Norte, a chuva será localmente forte a torrencial em muitas áreas com trovoadas e alto risco de temporais isolados na madrugada e de manhã. São esperados altos volumes de chuva em curto período com 50 mm a 100 mm em alguns pontos em apenas seis horas, o que traz alagamentos em algumas cidades e subida de rios, arroios e córregos. Alerta-se para o perigo de deslizamentos de terra e queda de barreiras na região serrana pelo excesso de chuva.

A partir do Oeste e do Sul do Estado começa a ingressar ar seco impulsionado por um ciclone extratropical atualmente em formação na Argentina, na altura da província de Buenos Aires, e a nebulosidade diminui gradualmente com a volta do sol acompanhado de nuvens em diversas cidades na segunda metade do período.

Na segunda metade do dia, a melhora do tempo se estende às demais regiões, embora ainda chova de tarde em muitos locais da Metade Norte. No fim desta quinta grande parte do território gaúcho já vai estar com tempo firme e livre de precipitação, mas alguns setores mais ao Norte gaúcho ainda podem ter instabilidade.

A frente fria avança para Norte no decorrer do dia com chuva em muitas áreas de Santa Catarina e do Paraná e que será localmente forte a intensa. Pode chover muito no Oeste catarinense com acumulados extremamente altos em setores mais a Oeste perto da Argentina.

Há ainda o risco de temporais isolados no deslocamento da frente pelos dois estados. A máxima atividade frontal ocorrerá mais a Oeste de forma que em cidades mais a Nordeste de Santa Catarina e do Paraná deve chover menos e de forma menos irregular, embora possa ter chuva forte em pontos isolados acompanhando temporais localizados.

O dia será agradável e as mínimas ocorrem no final do período no Rio Grande do Sul com o ingresso de ar mais ameno e frio que pode se dar com vento moderado e ocasionais rajadas ante a presença do ciclone extratropical na Argentina. A maioria dos municípios gaúchos terá hoje máximas de 22ºC a 25ºC e na Serra as máximas ficam em torno dos 20ºC.

Grande Porto Alegre

O sol nasce nesta quinta-feira em Porto Alegre às 6h30 e se põe às 18h31, entretanto o dia vai demorar para clarear. A escuridão da noite vai se prolongar um pouco mais hoje na área da capital e cidades vizinhas por conta da presença de nuvens de grande desenvolvimento vertical entre o final da madrugada e o começo da manhã sobre a região.

Imagem de satélite do final da madrugada de hoje mostra intensa instabilidade sobre parte do Sul do Brasil que traz muita chuva e raios enquanto mais ao Sul um ciclone extratropical está em formação na Argentina | NOAA

Frente fria atua na região metropolitana nesta quinta-feira e traz um dia de instabilidade. Chuva será por vezes moderada a forte com períodos de intensa em alguns pontos durante a primeira metade do dia. Há risco de alagamentos e transtornos em pontos da Grande Porto Alegre pelos altos volumes, mas não se antecipa temporal.

Já entre a tarde e a noite a instabilidade enfraquece e a chuva tende a parar, sobretudo em direção ao fim do dia que já pode ter aberturas. Por conta do tempo instável a temperatura pouco varia hoje e vai estar agradável em Porto Alegre e no restante da área metropolitana com marcas em tornos de 24ºC.

Previsão do tempo para amanhã

O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas no Norte e no Nordeste do Estado o dia ainda terá abundante nebulosidade com muitas horas de céu nublado a encoberto. O tempo tende a ficar mais aberto com a presença do sol em cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.

Persiste a possibilidade de chuva e garoa na Metade Norte, especialmente em cidades mais perto de Santa Catarina do Noroeste e do Norte gaúcho assim como na Serra e no Litoral Norte. Na segunda metade do dia, a nebulosidade entra em gradual diminuição nestas regiões. A frente fria atua mais sobre Santa Catarina e o Paraná, onde chove em muitos municípios e com forte intensidade em diversos pontos, o que deve trazer altos volumes em algumas localidades. Segue o risco ainda de temporais isolados, especialmente no Paraná.

Ar mais seco e frio impulsionado por um ciclone extratropical no Rio da Prata traz um dia com temperatura agradável no Rio Grande do Sul. Faz até um pouco de frio cedo da manhã em áreas da fronteira com o Uruguai, da Campanha, Serra do Sudoeste e do Oeste com marcas de 11ºC a 13ºC. O vento aumenta e pode ser moderado com ocasionais rajadas no Sul e no Leste gaúcho.