Ciclone extratropical se forma nesta quinta no Centro da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Este sistema vai impressionar nas imagens de satélite pela sua grande dimensão, embora não se preveja que seja muito profundo (intenso).
Seu centro, de início, vai estar no interior da província de Buenos Aires. Na sequência, avança para a área da capital argentina e o Rio da Prata. Por fim, já sobre o Oceano Atlântico, vai se distanciar do continente e deixará de oferecer qualquer risco, exceto para a navegação em alto mar.
O vento se intensifica sobre a província de Buenos Aires e outras áreas do Centro argentino e no Uruguai ao longo desta quinta. As rajadas prosseguem na sexta. Podem atingir 70 km/h a 90 km/h e isoladamente serem superiores com marcas em torno de 100 km/h. A região da costa atlântica de Buenos Aires deve ser a mais afetada assim como o Sul do Uruguai.
No Rio Grande do Sul, o ciclone não deve trazer intensa ventania. O vento até se intensifica, especialmente no Sul e no Leste gaúcho, com rajadas, em média, variando de 50 km/h a 60 km/h, mas seu principal efeito aqui será impulsionar ar mais seco e ameno que garantirá uma sequência de dias com a presença do sol e temperatura mais amena a partir da sexta.
Antes, entretanto, a frente fria associada ao ciclone traz chuva para todas as regiões gaúchas no começo desta quinta-feira. Há alerta de chuva muito forte a intensa em pontos do Centro, Oeste e da Metade Norte. Risco de temporais principalmente em pontos da Metade Norte gaúcha. O tempo melhora no decorrer do dia a partir do Oeste e do Sul, mas em alguns pontos mais ao Norte e Nordeste do Estado a instabilidade perdura durante grande parte ou todo o dia.
Na sexta-feira, a instabilidade se concentra em Santa Catarina e, sobretudo, no Paraná que pode ser chuva forte e temporais. Já no Rio Grande do Sul, o sol aparecerá com marcas agradáveis nos termômetros com o ingresso do ar mais seco e ameno.
Perfil mais seco da atmosfera e tempo aberto nas madrugadas devem proporcionar maior resfriamento noturno com uma sequência de dias de temperatura bastante amena ou até com um pouco de frio ao amanhecer durante o fim de semana e o começo da semana.
No sábado, nuvens na madrugada da circulação ciclônica podem frustrar maior resfriamento. Mesmo assim, os próximos dias podem ter mínimas de até 9ºC ou 10ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha, 5ºC a 7ºC nos Campos de Cima da Serra e 11ºC a 12ºC em pontos da Grande Porto Alegre.