Anúncios

O fim de semana terá pancadas de chuva em grande parte do Brasil por conta de uma massa de ar tropical quente e úmida. Áreas mais ao Sul do país e no Nordeste devem ter um fim de semana com tempo predominantemente firme e com sol enquanto na Região Norte deve chover muito em algumas áreas.


O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada neste fim de semana no Brasil, de acordo com dados do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Como se observa pela projeção do modelo, a instabilidade deve ser maior durante este fim de semana nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste com os mais altos volumes de precipitação previstos entre hoje e amanhã na região amazônica.


O Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão um fim de semana de sol e nuvens. Maior quantidade de nuvens é esperada em algumas áreas dos dois estados no domingo. Não se pode afastar instabilidade isolada e com baixos volumes no domingo no Oeste, Norte e Noroeste do estado gaúcho assim como no Oeste catarinense.

No estado do Paraná, o fim de semana será de muitas nuvens com predomínio de céu nublado a encoberto, embora aberturas possam ocorrer em alguns pontos. Tanto este sábado quanto o domingo podem registrar precipitação em diferentes pontos do estado paranaense.

O Centro-Oeste do Brasil terá alternância de sol, nuvens e pancadas de chuva. Parte da região, como o Mato Grosso do Sul, terá mais nuvens. A chuva ocorre principalmente da tarde para a noite na maioria das áreas à medida que o aquecimento gera nuvens mais carregadas com pancadas de chuva e temporais isolados da tarde para a noite.

No Sudeste, condição parecida com o Centro-Oeste. Embora o sol apareça com nuvens em muitas cidades, o fim de semana terá predomínio de nuvens em parte da região, como o Leste de São Paulo. O ar tropical traz chuva típica de verão da tarde para a noite em muitos locais, apesar de que em algumas cidades já chove entre a madrugada e de manhã.

O contraste de temperatura é digno de destaque no Sudeste. O Leste de São Paulo terá marcas muito amenas para esta época do ano, até com máximas abaixo de 20ºC em algumas cidades neste sábado, mas no Norte de Minas Gerais faz muito calor com os termômetros indicando máximas perto ou acima de 40ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios