Uma massa de ar frio, intensificada por um reforço de ar polar na sesxta-feira, vai definir as condições do tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana que será típico de inverno no estado gaúcho com noites muito frias e de geada enquanto as tardes tendem a ser amenas.
O Rio Grande do Sul vai estar sob a influência neste sábado de um centro de alta pressão de 1.028 hPa a Leste do Sul do Brasil, o que garantirá o tempo firme. O sol predomina em todo o estado, embora com a presença de nuvens em diversas regiões. Maio presença de nebulosidade em parte do dia, especialmente na madrugada, no Nordeste gaúcho.
A massa de ar frio associada ao centro de alta traz um começo de dia muito frio neste sábado com marcas abaixo de 5ºC na grande maioria dos municípios ao amanhecer e negativas nas áreas de maior altitude do estado. Deve gear na maioria das regiões. Neblina ou nevoeiro em diferentes pontos ao amanhecer. Já a tarde terá temperatura amena e volta a fazer frio à noite. Porto Alegre deve ter entre 8ºC e 17ºC.
No domingo, gaúchos de todas as regiões terão a presença do sol por efeito ainda do centro de alta pressão na costa do Sul do país, embora nuvens apareçam em muitas cidades do estado. A presença do sol garantirá condições ideais para atividades ao ar livre.
O dia começa outra vez muito frio com geada nas áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste do território gaúcho. Chance de marcas negativas na região de São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra. Provável nevoeiro e neblina em diferentes pontos na madrugada e ao amanhecer.
Apesar do frio cedo, a temperatura sobe rapidamente de manhã. A tarde será muito agradável e bastante aproveitável. As máximas deste domingo serão mais altas que as deste sábado. Porto Alegre deve ter entre 7ºC e 22ºC.