Brasil vai às urna neste domingo para eleger o presidente para os próximos quatro anos em dia quente e abafado que terá chuva à tarde em diversos estados | NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Milhões de eleitores vão às urnas entre 8h e 17h deste domingo, hora de Brasília, para eleger entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva como presidente para os próximos quatro anos. Em diversos estados, ademais, os eleitores vão decidir também o governador em segundo turno, casos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Se no primeiro turno o tempo firme predominou com sol na maior parte do país, agora no segundo se projeta instabilidade em diversos estados. Uma massa de ar quente, úmido e instável vai atuar sobre o Centro-Sul do Brasil no domingo eleitoral com tempo predominantemente abafado durante o dia, o que favorece instabilidade atmosférica sob um ambiente de pressão atmosférica em declínio acentuado.

O sistema meteorológico de maior escala que será o grande destaque do domingo histórico de eleição no Brasil será uma poderosa frente fria que vai avançar do Centro da Argentina e do Uruguai em direção ao Sul do Brasil com chuva e temporais no decorrer do dia, em particular no território gaúcho.

Em muitos locais do Sul e do Sudeste do Brasil, o melhor horário para votar será de manhã e no início da tarde, uma vez que no decorrer da tarde o tempo quente e úmido forma nuvens de maior desenvolvimento vertical que provocam chuva irregular e mal distribuída em diversos pontos.

Os três estados do Sul e principalmente São Paulo e Minas Gerais, no caso do Sudeste, devem ter ocorrência de chuva em muitas cidades durante a tarde. Em alguns pontos, a chuva chega já de manhã, mas em número muito menor de locais que se prevê para a segunda metade do dia, da tarde para a noite.

No Rio Grande do Sul, o dia começa com tempo firme. O sol aparece com nuvens de manhã na maior parte do estado. Uma frente fria ingressa no fim da manhã pela fronteira com o Uruguai e o Oeste com chuva. Avança pelas demais regiões entre a tarde e a noite, entretanto pontos isolados podem ter chuva mais cedo pela atmosfera muito quente e instável. É alto o risco de temporais isolados, alguns fortes a severos, com prováveis vendavais localizados e granizo em alguns pontos.

Projeção de instabilidade para 9h (E) e 15h (D) deste domingo do modelo WRF

Antes de a frente chegar, várias regiões devem ter fortes rajadas de vento do quadrante Norte, o que elevará acentuadamente a temperatura com forte calor. A pressão atmosférica estará muito baixa, favorecendo temporais isolados mais severos e com risco de danos localizados.

Assim, há expectativa de chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul durante a votação deste domingo. Já de manhã em alguns municípios, sobretudo do Oeste e do Sul, e em maior número de localidades de diversas regiões da tarde para a noite. Assim, para quem deseja evitar o risco de chuva ou temporal, o melhor horário para votar será de manhã e não à tarde.

Os gaúchos de diversas regiões devem enfrentar ainda calor na hora de votar. A temperatura já de manhã estará elevada após um amanhecer muito quente e com vento Norte em diversas regiões. Máximas acima de 30ºC são esperadas em muitas cidades com extremos de 33ºC a 35ºC em pontos dos vales, não se descartando marcas mais altas.