Anúncios

Fim de tarde hoje em Porto Alegre. A capital gaúcha teve sol e nuvens nesta quinta com momentos de nublado. A temperatura na estação do Jardim Botânico variou de 16,7ºC a 24,3ºC. | FERNANDO OLIVEIRA

Um centro de alta pressão de 1.020 hPa vai definir as condições do tempo no Sul do Brasil neste final de abril, o que vai garantir tempo firme com a presença no sol nestes últimos dias de abril, mas uma mudança no tempo significativa é projetada para o começo do mês de maio.

Centro de alta pressão de 1.020 hPa sobre o Sul do Brasil define as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O sol aparece com nuvens na maioria das áreas do estado, mas no Oeste e no Noroeste o dia deve ter céu claro. À tarde, a cobertura de nuvens será menor. Algumas cidades podem ter cobertura de nuvens baixas, nevoeiro ou neblina no começo do dia, mas depois o sol aparece.

A madrugada e o amanhecer serão um pouco frios na maior parte dos municípios gaúchos, mas aquece rapidamente devido ao perfil seco da atmosfera e a tarde será agradável na maioria das localidades. Chance de mínimas de um dígito em baixadas da Metade Norte, na Campanha, Sul e fronteira com o Uruguai. Máximas à tarde em torno de 26ºC em Porto Alegre e 28ºC nos vales, Oeste e Noroeste.

Já no sábado, o sol predomina outra vez no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro, embora nuvens apareçam em algumas poucas áreas. Há chance de nevoeiro, neblina ou nuvens baixas ao amanhecer em alguns pontos. O dia começa, de novo, um pouco frio na maior parte das cidades gaúchas com até 11ºC ou 12ºC na Grande Porto Alegre e marcas ao redor de 5ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra.

Já a tarde será agradável ou quente, conforme a área do estado. Porto Alegre deve ter até 28ºC de máxima em alguns bairros, mas no interior as máximas ficam ao redor dos 30ºC nos vales, Oeste e no Noroeste, onde aquece mais.

O domingo, por sua vez, será mais um dia com muito sol para os gaúchos. Amplos períodos de céu claro são esperados. Com a aproximação de uma frente fria, nuvens predominantemente altas ingressam no decorrer do dia a partir do Sul e do Oeste, especialmente em horas da tarde e noite.

O domingo começa com marcas amenas, mas ainda faz frio em baixadas de áreas serranas pelo ar que segue seco com vento calmo. A temperatura sobe mais que no sábado com uma condição pré-frontal que deslocará ar mais quente da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho, gerando aquecimento.

Com isso, a tarde do domingo deve ser quente para o último dia de abril com máximas ao redor de 30ºC na capital e de até 31ºC a 32ºC na região metropolitana e nos vales. As máximas passam de 30ºC ainda no Centro do estado, no Oeste e no Noroeste.

Na segunda, o sol aparece com nuvens em várias regiões, mas o tempo muda inicialmente com chuva por uma frente fria no Oeste e no Sul gaúcho. Nas demais regiões, onde o sol aparece com nuvens, a chuva chega na maioria das localidades até o fim do dia. Não se afasta chuva isoladamente forte e até temporais isolados. Com aumento de nuvens e a mudança do vento, a temperatura sobe menos.

Na terça-feira, no retorno ao trabalho para a grande maioria das pessoas, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e o dia terá chuva no decorrer do dia na maioria das regiões. A chuva pode ser moderada a forte com trovoadas em algumas localidades. Devido ao quadro de tempo instável e o ingresso de ar mais frio, a temperatura pouco varia e as máximas serão baixas.