O fim de semana deu praia, mas ontem à tarde o tempo fechou e até pingou nas praias do Litoral Norte com o ingresso de nuvens trazidas pelo fluxo de umidade que vem do oceano.
Essa condição deve persistir no Leste gaúcho nesta primeira metade da semana com mais nuvens e instabilidade intercalada com melhoria no Litoral Norte, onde há a barreira dos morros da Serra que retém a umidade na região. O vento úmido que vem do mar deve trazer chuva muito volumosa com riscos à população como deslizamentos e alagamentos principalmente no Norte da costa catarinense e nos litorais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Em alguns pontos, os volumes podem ser extremos.
No geral, no Rio Grande do Sul, a semana terá o predomínio do tempo seco com pouco ou nada de chuva na maioria das regiões e principais áreas agrícolas. Uma onda de calor começa a se instalar na Argentina e no Uruguai, devendo afetar o território gaúcho.
Agora, nesta primeira metade da semana, o calor será mais intenso no Oeste e no Noroeste do Estado. Na segunda metade, a temperatura muito alta deve tomar conta de grande parte do Rio Grande do Sul.
O pior do calor está reservado para o final da semana e o próximo fim de semana com marcas que devem ficar perto de 40ºC em alguns municípios, podendo até atingir a marca em um ponto ou outro. Será quando Porto Alegre, o vales e a região metropolitana terão seus dias mais quentes antes da chegada de uma frente fria.