Anúncios

Dia de mudança da estação terá a presença do sol na maior parte do Brasil com uma grande massa de ar seco entre o Centro-Oeste e o Sudeste | CARL DE SOUZA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Brasil, por suas dimensões continentais, está nos hemisférios Sul e Norte. O território do país está 93% na parte Sul do planeta e 7% se encontra no hemisfério Norte. Assim, para a esmagadora maioria dos brasileiros esta quarta-feira marca o começo do inverno enquanto para parte menor da população é o início do verão, embora na região amazônica os conceitos de inverno e verão não sejam ditados pela temperatura e sim pela estação chuvosa.

O inverno (verão no extremo Norte do Brasil) astronômico tem início nesta quarta-feira às 11h58 com o solstício e vai até o dia 23 de setembro. Um período diferente do denominado inverno (verão) meteorológico, que tem data fixa, de 1º de junho a 31 de agosto.

Como fica o tempo no Brasil no primeiro dia do inverno ou dependendo do estado o verão? Grande parte do país terá uma quarta-feira de tempo firme com muito sol e temperatura alta durante a tarde.

Uma grande massa de ar seco, comum nesta época do ano, cobre o Centro do território brasileiro. Por isso, o Centro-Oeste e o Sudeste terão uma quarta-feira de tempo firme com o predomínio do sol.

No Norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá, onde tem início o verão, o dia será de sol com nuvens, mas ocorrem pancadas de chuva pelo ar tropical quente e úmido da faixa equatorial. As pancadas isoladas atingem ainda outras áreas do Amazonas e do Centro do Norte do Pará.

A chuva alcança ainda na forma de pancadas cidades costeiras do Nordeste, especialmente entre a Bahia e a Paraíba, enquanto no interior da região vai predominar o tempo seco com baixa umidade e calor.

No Sul do Brasil, onde o inverno é mais sentido, é que haverá mudanças no tempo. Uma área de baixa pressão traz chuva para a maioria das localidades gaúchas e ainda em diversas cidades catarinenses da tarde para a noite. A instabilidade pode se estender a pontos do Sudeste do Paraná.