Anúncios

Nelmo Kathen

O fim de semana teve calor com máximas superiores a 36ºC ontem nos Vales do Rio Pardo e do Sinos, na Capital e na Grande Porto Alegre. Santa Rosa teve 37,1ºC, maior máxima do ano até agora na cidade. A semana que começa marcará uma ruptura no padrão deste verão de chuva irregular a partir de um aumento da instabilidade e dos volumes de chuva em todo o Estado. Agora no começo da semana, com a atuação de uma massa de ar seco e frio, o tempo firme irá predominar no Rio Grande do Sul.


A partir de amanhã, e novamente na quarta, já se espera chuva localizada principalmente no Oeste e no Norte gaúcho. A quinta será um dia merecedor de atenção porque há possibilidade de chuva ampla no Estado e que será forte em muitas cidades, propiciando altos volumes. Há ainda risco de temporais isolados. Porto Alegre está entre as áreas com possibilidade de chuva forte na quinta. A instabilidade daria uma trégua na sexta, mas no fim de semana voltam a chuva e os temporais, alguns intensos.


Modelos indicam que nos próximos dez dias os volumes de chuva tendem a ficar acima da média no Estado e que em algumas regiões os acumulados de precipitação podem ser bastante altos (100 mm a 150 mm). Trata-se de uma excelente notícia para as áreas afetadas pela estiagem e que devem ser beneficiadas pela chuva.

Anúncios