O último dia de maio terá tempo firme na maior parte do Sul do Brasil e chuva no Sudeste por conta de uma área de baixa pressão que atua amanhã em São Paulo e vai se deslocar para o Atlântico, de acordo com a previsão do tempo para amanhã da MetSul Meteorologia. A instabilidade se concentra principalmente no estado de São Paulo, mas se estende a outros estados do Sudeste.

Chuva atinge as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta quarta-feira com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

No Rio Grande do Sul, maio acaba com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, embora se espere nuvens em todas as regiões gaúchas amanhã. A madrugada e o amanhecer devem ter nevoeiro em vários pontos do estado e em alguns locais a cerração deve perdurar ao longo da manhã.

O começo do dia dos gaúchos é frio, apesar de não intenso na maioria das localidades. Esfria mais na Campanha e nas áreas de maior altitude do Nordeste do território gaúcho, na Serra e Aparados. Com a presença do sol, a temperatura sobe rápido e a tarde de hoje será de marcas agradáveis para esta época do ano. Porto Alegre deve ter entre 12ºC e 24ºC.


Em Santa Catarina, o último dia de maio será marcado por sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade em algumas regiões. Não se descarta chuva ou garoa em pontos do extremo Nordeste catarinense.

No Paraná, a quarta-feira tem muitas nuvens, embora o sol deva aparecer no decorrer do dia em vários pontos, especialmente à tarde, quando a nebulosidade começa a diminuir. Chove em especial no Norte e no Leste paranaense, incluindo a região de Curitiba, especialmente entre a madrugada e de manhã com posterior melhora do tempo na segunda metade do dia.

Em São Paulo, maio se encerra amanhã com chuva. Chove em todas as regiões do estado de São Paulo com maior instabilidade entre a madrugada e de manhã, quando não se descarta chuva forte localizada. Da tarde para a noite o tempo firma a partir do Oeste paulista, mas no fim do dia ainda chove em locais perto do Sul de Minas, do Rio de Janeiro e da costa.


No estado do Rio de Janeiro, a previsão indica que a nebulosidade aumente e o tempo se instabilize com chuva em quase todo o território fluminense. Pode chover moderado a forte em alguns pontos. Mais perto do Espírito Santo, na região dos lagos, a instabilidade tarde mais a chegar já que a chuva ingressa a partir de São Paulo.

Chove também em Minas Gerais, mas de forma menos abrangente. A chuva atinge amanhã mais cidades do Oeste, no Triângulo Mineiro, e do Sul de Minas. No Sul mineiro, a chuva pode ser moderada a forte em alguns pontos no decorrer do dia.