Anúncios

O primeiro fim de semana de outono no Brasil terá condições típicas da estação com uma frente fria organizando a instabilidade em parte do Sudeste. A Zona de Convergência Intertropical atuará mais ao Norte reduzindo a chuva sobre o Nordeste. No Sul a estiagem começa a perder força para a instabilidade que, aos poucos, retorna.

Confira a previsão do tempo para cada região:

Na região Sul o sol aparece no sábado e esquenta com previsão de calor de verão. No amanhecer a temperatura mínima tende a baixar de 20°C na grande maioria das regiões. Nos trechos de maior altitude a temperatura ainda ocorrerá marcas ao redor de 10°C. A tarde terá tempo seco com amplas aberturas de sol na grande maioria das áreas. A previsão é de máximas entre 32 e 34°C na Metade Norte e Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e grande parte do Centro, Oeste e Norte do Paraná. Ao longo do dia poderá chover. A previsão é do avanço de áreas de instabilidade que irão provocar chuva isolada em partes do Oeste e Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina e Paraná. Eventualmente chove forte com trovoada em alguns pontos.

No Sudeste o primeiro fim de semana de outono terá predomínio de sol com expectativa de calor a tarde. Em grande parte de São Paulo o tempo fica seco, contudo, há risco de chuva isolada e passageira em pontos da faixa Norte. Na Grande São Paulo a previsão é sol e gradativo aquecimento com marcas perto de 30°C. No Rio de Janeiro e Espírito o tempo fica instável, sobretudo, no interior de ambos os estados com variação de nuvens desde cedo e pancadas de chuva. A temperatura varia menos por conta da instabilidade. Em Minas Gerais modelos indicam predomínio de sol no turno das manhãs com pancadas de chuva generalizadas entre a tarde e a noite. Apenas na faixa Norte mais próximo da Bahia o fim de semana será de tempo seco.

No Centro Oeste o sol e o calor estarão presentes neste começo de outono. O sábado ir começar com amplas aberturas de sol, mas a tarde terá tempo instável com pancadas de chuva, sobretudo, entre Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul o sábado será de sol e calor com máximas que poderão chegar a 40°C em alguns pontos. No domingo a instabilidade atinge toda região com risco de chuva forte a volumosa sobre Mato Grosso do Sul. O calor seguirá forte com marcas ao redor de 38°C no Sul de Mato Grosso e em partes de Mato Grosso do Sul.

No Nordeste a Zona de Convergência Intertropical irá se afastar para norte e por isso a instabilidade perde força. A tendencia é de um fim de semana de sol e calor com pancadas esparsas e isoladas de chuva no turno das tardes. A temperatura ficará mais alta sobre a Bahia que há semanas registra escassez de chuva. Modelos indicam máximas entre 35 e 37°C no interior do Estado. Nas demais regiões as máximas deverão oscilar na faixa de 32 a 34°C.

Na região Norte o tempo seguirá o padrão úmido e abafado. A expectativa é de chover mais forte durante o domingo. No Amapá a ZCIT terá maior impacto com volumes que poderão ser elevados. Em pontos do Pará e do Amazonas a chuva poderá ocorrer forte intensidade de forma mais localizada. Em Rondônia e Acre a tendência é de baixos acumulados com sol entre nuvens.